Notícias

Centro Histórico

17.08.2010

Jornalista alemão elogia potencial turístico de Santos

O patrimônio existente no Centro Histórico e o Programa Vovô Sabe-tudo, de valorização da terceira idade, impressionaram o jornalista alemão Robin Daniel Frommer, que hoje pela manhã (17) encerrou um roteiro de cinco dias na cidade. Escrevendo para diversos jornais da Alemanha e editor-chefe da Revista Brasilien Magazine, ele chegou a Santos na quinta-feira à noite e visitou, além das atrações da orla e da região central,  o Santos Futebol Clube, terminal de passageiros do Concais, igrejas, danceterias, Engenho de São Jorge dos Erasmos e a área continental, onde fez duas trilhas. Durante todo o roteiro, ele esteve acompanhado de guias de turismo da Setur.

         Para ele, Santos tem um grande potencial turístico. “Mas, infelizmente, na minha terra, a cidade não é muito conhecida, sitação que espero ajudar a mudar”, comentou.  Na próxima temporada de cruzeiros marítimos, que começa em 8 de outubro, Santos receberá navios da operadora alemã Aida, que incluiu o Brasil, pela primeira vez, em seus roteirios.

Na opinião de Frommer, “Santos é um exemplo do Brasil clássico, com destaque para o Centro”, e elogiou o Vovô Sabe-tudo. “Foi o que mais me impressionou, pois temos muito poucas iniciativas com esse perfil, na Europa, voltadas aos idosos”, comentou. Ele também destacou o trabalho de recuperação dos bondes, que conheceu nas oficinas da CET, onde visitou a carpintaria e surpreendeu-se com uma máquina de quase cem anos, chamada de serra-de-fita, que corta madeira. O interesse do jornalista pelos bondes santistas surgiu a partir de um vídeo que assistiu na internet.

         O jornalista destacou, ainda, o fato de ter encontrado, em Santos, pessoas prestativas e de braços abertos. “O motivo que leva os alemães a visitar o Brasil não são as praias ou suas atrações, mas o calor humano e o jeito de acolher, típico dos brasileiros”.

 

 

 

Voltar