Notícias

Aquário

04.11.2010

Pinguim do Acqua Mundo já está aclimatado no Aquário

Superou as expectativas dos técnicos do Aquário a adaptação do pinguim-de-magalhães do Acqua Mundo, que na semana passada foi transferido para o parque santista, de forma a permitir a reprodução dos pais. A ave, de quase dois anos, insistia em permanecer no ninho e chegou a quebrar um ovo.

“Ele está se alimentando normalmente de sardinha e manjuba, mostra-se tranquilo e ambientado no tanque com os demais 32 pinguins”, comentou o biólogo Paulo de Tarso Ferraz Meira. A adaptação, entretanto, não significa uma antecipação do retorno da ave ao Acqua Mundo. “O que vai determinar a volta é o nascimento do filhote que os pais estão chocando, previsto para meados do próximo mês”, explicou, adiantando que o pinguim, conhecido como Demo, deverá permanecer no Aquário os quatro meses previstos inicialmente, para dar tranquilidade aos pais.

O biólogo acredita que, no retorno ao aquário de Guarujá, Demo não deverá causar mais problemas. Mas levanta a possibilidade de, no próximo ano, durante o período de reprodução, que começa em setembro, a ave apresentar o mesmo comportamento. De acordo com os técnicos, a situação não deixa de ser surpreendente, uma vez que a literatura especializada não registra comportamentos semelhantes na natureza, quando o filhote se desliga dos pais entre seis e oito meses de vida, passando a ser independente. Demo é o segundo pinguim nascido em cativeiro no país – o primeiro, Fraldinha, nasceu no Aquário santista.

 

 

Voltar