Marcel Rodrigues Paes Comic Library

HORARIOS

Mon to sat: 9am to 7pm; Sun: 9am to 1pm

icone para horarios

ENDEREÇO

Posto 5, Orla do Boqueirão

icone para endereco

Contato

(55 13) 3288-1300

icone para horarios

Top photo: Raimundo Rosa

  

With around 49,000 titles, including veritable treasures from the world of comics, the Marcel Rodrigues Paes Comic Library is an important tool in motivating reading among all members of the public.

  

The collection is free to the public and offers children’s comics, manga, fanzines and the work of independent national authors. There are also examples in English and Spanish, as well as HQ comics for adults.

 
 
 
 
 

Acervo histórico

A gibiteca dispõe da primeira HQ publicada no Brasil – o Almanaque da Tico Tico, de 1936. Há mais de 700 exemplares comercializados entre os anos 1930 e 1950, alguns raros, como álbuns de capa dura do Príncipe Valente e Flash Gordon.
Uma das mais importantes editoras de HQs do país, a Editora Brasil-América Ltda. (EBAL), também está presente, com cerca de 50 títulos, incluindo vários super-heróis famosos.

   

Foto:  Raimundo Rosa

Infantil

Coleção de gibis da Mônica, desde o ano de lançamento, em 1970, também se encontra à disposição do público. E mais: exemplares da Disney dos anos 1960, como Zé Carioca, Tio Patinhas e Mickey.

  

Foto: Raimundo Rosa

Eventos geek

Verdadeiro ponto de encontro para os apreciadores da arte em quadrinhos, a gibiteca promove, regularmente e de graça, oficinas e cursos, além de mesas de RPGs, jogos de tabuleiro, encontros com jogadores, concurso de cosplay, exibição de animações, exposições de ilustrações e muitas outras atividades.

 

Foto: Francisco Arrais

Reconhecimento

A diversidade do trabalho realizado garantiu ao equipamento santista o título de gibiteca mais atuante do País. Ela conquistou o Prêmio Angelo Agostini em 30 de janeiro de 2016, atribuído pela Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo.

 

Foto: Francisco Arrais

Marcel Rodrigues Paes

O acervo da gibiteca começou a ser formado com três mil itens, doados pela família após a morte do jornalista Marcel Rodrigues Paes, aos 26 anos, em 30 de novembro de 1992. Estudioso das histórias em quadrinhos, Marcel se correspondia e trocava exemplares com colecionadores de diversos estados do Brasil. Em 8 de dezembro de 1992, oito dias após sua morte, foi inaugurada a gibiteca municipal.

 

Foto: Raimundo Rosa

Caracteristicas

Observações