Valongo Station

ENDEREÇO

Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, Valongo

icone para endereco

Contato

(55 13) 3201-8000 / Disk Tour 0800-173887

icone para horarios

Top photo: Anderson Bianchi

 

A true architectural treasure, Valongo was the first station in São Paulo State to hear a train whistle. The station was designed in England and inaugurated in 1867 by the São Paulo Railway, with neo-classical lines inspired by London’s Victoria station, and it is the only building in Santos prepared for snow (!).

   

The building was constructed on the initiative of Irineu Evangelista de Souza, Baron Mauá, to serve the São Paulo-Santos line, one of first in Brazil. This railway line is considered one of the greatest railway engineering works in the world because of the steep nature of the Serra do Mar Range and the eight-kilometer route, which resembles a slow-motion roller coaster.

Bonde

Fica também na Estação do Valongo o ponto de embarque e desembarque da Linha Turística do Bonde, que conta com sete elétricos em funcionamento, entre eles o Bonde Café, Bonde Pelé e o Bonde Arte.
A bilheteria funciona no Museu Pelé, em frente à estação, e os bonde circulam de terça a domingo, das 11h às 17h. A linha conta com as primeiras profissionais do sexo feminino, no país, nas funções de condutor e motorneiro.

  

Foto: Isabela Carrari

Restaurante-escola

O Estação Bistrô, que funciona no térreo da estação, é primeiro restaurante-escola do litoral paulista. O piso, original, com dois tipos de ladrilho hidráulico, foi descoberto em 2003, durante as obras de revitalização do prédio.
Aberto ao público em 5 de junho de 2012, o restaurante-escola é voltado à qualificação, no ramo de Alimentos & Bebidas, de jovens em estado de vulnerabilidade social. Criado graças à parceria entre a  prefeitura, Ministério do Turismo e a Universidade Católica de Santos (UniSantos),  funciona de terça a sábado, das 12h às 15h.

  

Foto: Francisco Arrais
 

O prédio

O prédio da estação do Valongo é basicamente o original. Em 1867, já se destacava das demais construções ferroviárias ao longo da linha implantada no estado, caracterizada por pequenas estações térreas, com telhado de duas águas margeando os trilhos.
Reformado em 1895, ganhou o segundo andar, as mansardas, dois torreões e mais alguns elementos de ferro.

  
Foto: Antonio Vargas

Fachada

O corpo central elevado possui uma torre com um relógio, simbolizando, além da pontualidade britânica das chegadas e partidas,
a era capitalista – ‘time is money’. Já a figura dos quatro leões nos cantos representa o poder do império britânico.
Ladeando a estrutura central estão dois corpos laterais, no mesmo estilo, com telhados em declive, semelhantes aos adotados na Europa para o escoamento de neve.

  

Foto: Antonio Vargas

Caracteristicas

Observações