Capital nacional dos cruzeiros marítimos e principal porto comercial do Brasil, Santos adquire colorido e sons especiais nas temporadas de navios de passageiros, que atraem milhares de turistas de todos os cantos do país – e do mundo - para viagens nacionais e internacionais.
Veja quais são os equipamentos santistas que os cruzeiristas adoram frequentar:
Bonde - Linha Turística
A Linha Turística do Bonde oferece uma verdadeira viagem no tempo por diversos pontos de interesse histórico e cultural. Com saída da Estação do Valongo - prédio de 1867, da primeira ferrovia paulista -, os elétricos dos séculos 19 e 20 percorrem o Centro Histórico, em roteiro adaptado com sistema de audioguia e libras.
São veículos originais, procedentes da Escócia, Portugal, Itália e Japão, que garantem a Santos o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina. Os motorneiros e condutores vestem réplicas do uniforme original da época em que os bondes eram o principal meio de transporte na cidade.
Museu Pelé
Instalado nos antigos Casarões do Valongo (reconstruídos), o Museu Pelé apresenta a incrível trajetória de Edson Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol. No local, estão expostos documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens do acervo pessoal do 'Atleta do século XX'. Nos 4.134m² do museu, o público também aprecia áudios, filmes, fotos e textos sobre a história de Pelé.
Museu do Café
Um lugar que reúne tradição, arquitetura, história, sabores e aromas. Instalado em um prédio de estilo eclético, com 6 mil m² e mais de 200 portas e janelas, o Museu do Café, inaugurado em 1998, é muito mais do que um local turístico que exalta o principal produto brasileiro de exportação no final do século 19. É uma experiência de variadas sensações, que vão do início do cultivo do grão até a consolidação do café como um dos símbolos nacionais. Exposições permanente e temporárias, obras de arte, mobiliário de época, loja temática e cafeteria que serve os melhores grãos café – e até o mais caro e raro do país - são algumas de suas muitas atrações.
Casa de Câmara e Cadeia
Projetada em 1836 e concluída 30 anos depois, em função das guerras do Uruguai e do Paraguai, a Casa de Câmara e Cadeia é um monumento arquitetônico de grande valor histórico e cultural de Santos. Importante centro cultural, foi desde 1994 sede das Oficinas Pagu, do Governo do Estado de São Paulo.
Com mais de 2 mil m², o prédio histórico abrigou, ao longo dos anos, a Câmara (1870 a 1896), cadeia, Fórum, delegacias de Polícia e foi cenário da proclamação, em 25 de novembro de 1894, da primeira e única Constituição Municipal do país.
Monte Serrat
São quatro minutos de pura emoção, subindo de bondinho os 147 metros da encosta do Monte Serrat rumo ao topo, onde estão o antigo cassino e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, construído há mais de 400 anos. Você também pode subir por uma escadaria com 402 degraus e 14 nichos reproduzindo cenas da Via Sacra, inaugurados entre 1939 e 1941, e uma vista de 360 graus da cidade, de tirar o fôlego - é possível ver também parte dos municípios de São Vicente, Cubatão e Guarujá.
O Monte Serrat é parte importante da história santista, pois servia de abrigo à população quando a então vila era invadida por piratas. Em um desses ataques, em 1614, os invasores acabaram soterrados e o milagre, atribuído a Nossa Senhora, tornou-a padroeira da cidade em 1955.
Estádio Urbano Caldeira e Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube
No Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, conhecer algumas das muitas façanhas incríveis de um time que parou uma guerra, mais marcou gols e é uma reconhecida fábrica de craques do mundo está ao alcance de torcedores de todos os times - e até de quem nem gosta tanto assim de futebol!
São 380m² para se divertir e conhecer lendas da vila mais famosa do mundo: a Vila Belmiro, bairro onde está o Estádio Urbano Caldeira, a casa do Santos FC. Instalado no térreo do estádio desde 17 de novembro de 2003, o Memorial apresenta momentos eternizados por ídolos de todos os tempos, alguns com espaços únicos, como Pelé e Neymar, além de 600 troféus, fotos, vídeos, prêmios, flâmulas e exposições temporárias.
Para quem tem mais tempo, vale a visita monitorada, com direito a conhecer curiosidades do memorial, a Sala de Imprensa, vestiário do time profissional, arquibancadas e até sentir a emoção de pisar no mesmo lugar de ícones do futebol mundial.
Já na visita simples, o roteiro fica apenas entre o memorial e as arquibancadas.
Orquidário
Passeio imperdível para todas as idades, possui quase 500 animais de 70 espécies, muitos dos quais vivem soltos, a exemplo de cutias, cágados, jabutis, saracuras e pavões. Para completar, atrações como Trilha do Mel, Jardim Sensorial e Viveiro de Visitação Interna, onde as aves chegam a pousar bem perto das pessoas. O Setor de Zoologia do Orquidário é referência no atendimento a animais silvestres e realiza até procedimentos cirúrgicos e hospitalares.
Parque Municipal Roberto Mário Santini
Com 42.766 m², o Parque Roberto Mário Santini ocupa a plataforma do emissário submarino e avança 400m mar adentro. É um espaço privilegiado de observação do mar e da orla, local perfeito para apreciar o pôr do sol. No parque, estão instalados Espaço Criança, pista profissional de skate com 1.100 m², ciclovia, mesas ao ar livre para jogos, gibiteca, arquibancada com capacidade para 600 pessoas junto ao quebra-mar, torre de observação para jurados em competições de surf, e áreas de convivência e de contemplação.
Há também pistas para cooper e caminhadas, ciclovia e quadra de malha. O projeto do arquiteto Ruy Ohtake, inaugurado em 2009, atende às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Jardim da Orla
Fica em Santos o maior jardim de praia do mundo, registrado em 2002 pelo Guinness World Records. Até hoje nessa privilegiada posição, o jardim é um verdadeiro cartão postal da cidade, que emoldura os sete quilômetros de praia - são 5.335m de extensão e largura entre 45m e 50m, totalizando 218.800m².
O jardim também é uma galeria de arte ao ar livre, pois abriga nada menos que 38 monumentos e conjuntos esculturais, destacando personagens dos cenários santista, nacional e internacional.
Aquário
O parque tem 32 tanques, com um total de 1 milhão e 300 mil litros de águas doce e salgada, tratadas por 35 bombas de filtragem, 24h por dia. Do lado direito, estão os tanques de água salgada e, do esquerdo, os de água doce.
Todos os tanques receberam cenografia que reproduzem os habitats naturais dos animais. Nos de água doce, foram criados ambientes de fundo de rio, com galhos, folhagens, raízes e barrancos. Já os animais de água salgada nadam em ambientes rochosos. No tanque das moreias, que preferem ficam escondidas, canos de PVC funcionam como tocas, imitando fendas nas rochas.
Museu de Pesca
Instalado em um casarão de 1908, o Museu de Pesca, é uma das principais atrações turísticas de Santos e integra o patrimônio histórico-cultural de toda a região. De estilo eclético, o prédio, construído no local do antigo Forte Augusto (século XVIII), abriga importante acervo do ambiente aquático.
Dentre as atrações, um esqueleto de baleia com 23m de comprimento, lulas gigantes, Sala da Praia, Ala Lúdica, animais taxidermizados e uma grande coleção de areias de praias do Brasil e do mundo.
Santos Convention Center
Um mural do artista Eduardo Kobra, com 800m², enfocando cinco ícones de Santos (Museu do Café, bonde, Pelé e porto, retratados no interior das muretas, outra característica da cidade), inaugurado em 23 de outubro de 2020, ilustram a face externa no Santos Convention Center, o mais moderno e completo da cidade.
Com 32.565,81m² de área construída, o centro de convenções, entregue oficialmente em 30 de outubro de 2020, está localizado junto à avenida Mário Covas e próximo ao ferry boat que interliga Santos e Guarujá.
Mercado de Peixes
Camarões, lagosta, siri, bacalhau, polvo, ostras, vieira, vôngole, peixes das mais variadas espécies e grande variedade de frutos do mar – tudo fresquíssimo!
Para completar um ‘açougue-restaurante de rua do mar’ no mezanino, com pratos criados por Dario Costa, vencedor em 2020 do reality show Mestre do Sabor, da TV Globo.
O Mercado de Peixes de Santos é, desde 1982, uma atração turística, presente no roteiro de visitantes e, claro, dos moradores da cidade.
Museu do Porto
Instalado em um casarão de estilo vitoriano de 1902, o museu foi inaugurado em 1º de setembro de 1989, com documentos, peças históricas, biblioteca e equipamentos utilizados na construção dos primeiros metros de cais. Telefones antigos, máquinas de escrever, aparelhos oftalmológicos e lanternas de navios também fazem parte do acervo. A construção foi primeiramente residência do inspetor-geral da Cia. Docas, Ismael de Souza, e depois escritório administrativo. O Museu retrata principalmente o período de construção do Porto Organizado e da criação da CDS.