NOTÍCIAS

Servidores santistas do Programa Ressignificar vivem momentos de descontração no bonde

on
A imagem mostra um grupo de pessoas embarcando em um bonde amarelo, em um ambiente ensolarado. O veículo tem um visual clássico e está parado em um ponto de embarque pavimentado com pedras.  À frente, uma mulher de vestido rosa e jaqueta jeans, usando máscara facial, aguarda sua vez de subir. Outras pessoas já estão entrando ou próximas à porta, carregando bolsas coloridas — algumas em tons de rosa e verde.

O bonde italiano, em Santos, teve os seus assentos preenchidos, nesta terça-feira (14), por servidores municipais que fazem parte do Programa Ressignificar, da Coordenadoria de Medicina do Trabalho (Comed), da Secretaria de Finanças e Gestão (Sefin). Voltada para o acompanhamento de funcionários com histórico oncológico, a iniciativa completou dez anos neste Outubro Rosa, mês da conscientização para controle do câncer de mama.

O passeio gratuito, que partiu da Estação Valongo e percorreu o Centro Histórico, foi acompanhado por músicos do Clube do Choro Santista e distribuição de lembranças em alusão ao Outubro Rosa, em parceria com os apoiadores Empório Casa dos Sete Grãos. Cada servidor pôde levar um acompanhante.

Para a psicóloga da Seção de Assistência Psicológica e Social ao Servidor (Seapso/Comed), Amanda Aparecida da Silva Ribeiro, o passeio vem para trazer mais leveza para um momento difícil. “Uma forma de tirar aquela pessoa só da perspectiva do adoecimento, porque um diagnóstico oncológico muitas vezes demanda o afastamento do trabalho. A vida acaba mudando de uma forma inesperada. Então, é uma maneira de oportunizarmos outras perspectivas através do programa”.

A professora de creche aposentada Gisele Andreani Perondi da Costa, de 65 anos, é assistida pelo Ressignificar desde pouco depois de descobrir um mieloma, em 2018. Após passar por  transplante de medula, Gisele também sofreu com os efeitos colaterais do medicamento, no tratamento, além de ter ficado imunossuprimida. Hoje, há quatro anos sem precisar do remédio, relata estar bem. “É um projeto que te acolhe, te orienta, sempre perguntando e promovendo encontros com as pessoas, além de palestras”.

Na manhã de terça, ela aguardava o passeio no bonde junto de sua netinha, Isabela. “Este passeio é lindo, eu já fiz e sempre venho com todo o prazer”, conta a servidora.

A Seção de Assistência Psicológica e Social ao Servidor (Seapso) atende os servidores pelo telefone 3202-4475 ou e-mail seapso@santos.sp.gov.br. Fica na Rua Cidade de Toledo, 13, Centro Histórico aberta de segunda a sexta-feira, das das 8h às 17h.

No dia 21, a partir das 9h, no Departamento de Gestão de Pessoas e Ambiente de Trabalho (Degepat), à Rua XV de Novembro, 108, será realizado evento voltado às mulheres sobre câncer, trabalho e acolhimento. As inscrições devem ser feitas pelo seapso@santos.sp.gov.br até o dia 17.