O café gerou riqueza e progresso para Santos, alterou costumes, melhorou a qualidade de vida e foi responsável pela construção da 1ª ferrovia que mudou a arquitetura e ofereceu novos rumos históricos. Ainda hoje, grande parte da exportação de café brasileira passa pelo nosso porto. Por isso a cidade criou uma grande relação com o café e isso pode ser visto através de história, arquitetura, marcos materiais e imateriais e também saboreado aqui em terras santistas.
1534 – Construção do Engenho de São Jorge dos Erasmos
Criado pelo decreto 788/2017, em área contígua do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, oferece a atividade de Observação de Aves, como viés do turismo ecológico. O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos – Base Avançada de Pesquisa, Cultura e Extensão da USP – é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, gerido pela mesma.
A visitação ao local é gratuita e deve ser agendada.
1867 – Inauguração da Estação do Valongo e Estrada de Ferro Santos-Jundiaí
Verdadeira relíquia arquitetônica, a Estação do Valongo foi a primeira do Estado de São Paulo a ouvir o apito de um trem. Projetada na Inglaterra e inaugurada em 1867 pela São Paulo Railway, possui linhas neoclássicas inspiradas na estação londrina Victoria Station, sendo a única construção de Santos preparada para a neve (!).
O prédio foi construído por iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, para atender à linha São Paulo-Santos, uma das pioneiras no Brasil. Essa ferrovia é considerada uma das maiores obras de engenharia ferroviária do mundo, por causa da inclinação da Serra do Mar e de um trajeto de oito quilômetros que lembra uma montanha-russa em câmera lenta.
1892 – Inauguração do porto organizado
A data de 2 de fevereiro de 1892 marca a inauguração do primeiro Porto Organizado do Brasil, no Porto de Santos, com a entrega de 260 metros de cais contínuo pela Companhia Docas de Santos (CDS). Esta inauguração foi um marco fundamental para a modernização da estrutura portuária e para o desenvolvimento econômico do país, especialmente do estado de São Paulo, que se consolidou como o maior porto do Hemisfério Sul.
Bonde Café - Linha Turística dos Bondes
Passeio feito desde 2015 em um bonde italiano de 1958, restaurado em Santos e que é o primeiro bonde temático da América Latina, onde até 24 passageiros degustam um cafezinho do Museu do Café e conhecem detalhes e curiosidades do café no trajeto.
Rua do Comércio
Pontos de interesse:
Pintura do Festival do Café de Santos;
Pé de café;
Casarões antigos que pertenceram a ricos comerciantes de café;
Casa da Frontaria Azulejada (1865) - Pertenceu a um rico comerciante de café, essa construção - com pedras, óleo de baleia, saibro, pisos e forros de madeira, tem fachada com azulejos de origem portuguesa.
Rei do Café
A mais antiga em funcionamento e mais tradicional casa de café de Santos, onde são realizados diariamente processos simples de torra de grãos tradicionais e especiais em lenha de eucalipto, resfriados a ar, moídos e embalados. Ocupa o mesmo endereço desde sua fundação em 1912.
Rua XV de Novembro
Pontos de interesse:
Vasos com pés de café;
Estátua do Corretor de Café;
Prédios de empresas exportadoras de café;
Associação Comercial de Santos;
Construções antigas.
Antiga Bolsa Oficial de Café
Pontos de interesse:
Museu do Café - 1998;
Cafeteria do Museu - 2000.
Praça Mauá
Pontos de interesse:
Busto de Irineu Evangelista de Souza (responsável pela introdução da ferrovia no estado de São Paulo);
Palácio José Bonifácio (1939);
Prédio dos Correios (1924).
Pinacoteca Benedicto Calixto
Último casarão remanescente na orla de Santos, construído no início do século XIX, foi residência de um rico exportador de café. Depois de um período turbulento na sua história, o casarão foi restaurado para funcionar a Fundação Pinacoteca Benedito Calixto e posteriormente tombado pelo Condepasa.