Santos leva potencial do turismo de cruzeiros à FIT Argentina 2025
Santos marcou presença de forma estratégica na FIT Argentina 2025 – Feira Internacional de Turismo da América Latina, de 27 a 30 de setembro, no Centro de Eventos La Rural, em Buenos Aires. A cidade integrou o estande cooperado do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (SETUR) e do Visite Santos, com o objetivo de ampliar sua presença no mercado internacional e reforçar seu posicionamento como um destino turístico completo.
Com foco no turismo de cruzeiros marítimos, Santos apresentou seu potencial como o maior porto de cruzeiros da América do Sul. Segundo dados do Observatório do Turismo, mais de 8.800 turistas argentinos passaram pelo terminal santista na última temporada, consolidando a Argentina como o principal mercado emissor estrangeiro desse segmento para a cidade. Para fortalecer ainda mais essa conexão, Santos lançou um novo material promocional internacional, desenvolvido dentro dos padrões da Embratur, que evidencia seus principais produtos e experiências turísticas sob o conceito ‘Santos, um destino completo e repleto de sensações’.
Durante a feira, a SETUR também participou de reuniões estratégicas promovidas pelo Invest São Paulo com representantes das cidades argentinas de Rosário e Santa Fé, com o objetivo de aproximar destinos, compartilhar experiências e discutir futuras parcerias para o desenvolvimento conjunto do turismo regional.
De acordo com o secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Thiago Papa, a participação de Santos na FIT Argentina 2025 faz parte da estratégia de internacionalização do destino, ampliando sua presença no mercado latino-americano, fortalecendo laços comerciais com operadores especializados em cruzeiros e estreitando o relacionamento com o público argentino — tradicional e crescente visitante da cidade.
Considerada a maior feira de turismo do continente e uma das principais do mundo, a FIT reuniu este ano mais de 140 mil visitantes, entre público geral e profissionais do setor, além de 1.900 expositores de 59 países. Foram realizadas mais de 10.800 reuniões de negócios e 170 sessões de capacitação, números que reforçam a relevância do evento como uma vitrine estratégica para destinos e empresas de turismo.