Semana Plínio Marcos começa com alegria e reverência ao legado do dramaturgo santista
A noite de abertura da Semana Plinio Marcos, realizada em celebração aos 90 anos de nascimento do dramaturgo santista, foi marcada pela alegria, arte e reverência à trajetória de um dos nomes mais importantes da cultura brasileira.
O evento, promovido pela Secretaria de Cultura (Secult), reuniu artistas, autoridades, familiares e admiradores no Teatro Guarany, transformando o espaço em um verdadeiro palco de memória e resistência. A programação segue até sexta-feira.
A cerimônia começou com vídeo contendo trechos de entrevistas de Plinio ao longo da carreira, destacando o papel social da arte na vida do povo, o combate às desigualdades e a resistência à repressão no período da ditadura militar.

O secretário de Cultura, Rafael Leal, destacou a importância de celebrar a obra de Plinio Marcos em Santos, onde nasceu e iniciou sua trajetória artística: “É papel de todo santista conhecer a obra de Plinio Marcos. Desde o início de sua trajetória, ele deu luz à cultura periférica”.

O ator e escritor Kiko Barros, filho de Plinio, falou sobre o legado do pai. “Há muito trabalho a ser feito a partir da obra do meu pai. Há muito espaço a ser preenchido por tudo aquilo que ele já fez”.
Como parte da homenagem, Barros recebeu uma camisa do Jabaquara, time de coração de Plinio Marcos, das mãos do presidente do clube, José Domingues Fernandez.

CENA
E, para celebrar a trajetória do homenageado de forma intensa, dois alunos do Núcleo 50+ da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo, Cleide Bertholini e Emerson Rodriguez, apresentaram a cena Quando as máquinas param.
O público também foi presenteado com a exibição da peça Eu fiz por merecer, encenada por Fernando Rocha, Walter Breda e Oswaldo Mendes.

O evento encerrou-se com uma apresentação que criava conexões a uma paixão de Plinio Marcos, o samba. Componentes da X-9 reviveram no palco do Teatro Guarany o enredo campeão do Carnaval de 2008, ‘Nas quebradas do mundaréu, Plinio Marcos - um sonho de amor e liberdade’.
PROGRAMAÇÃO
14/10 – TERÇA-FEIRA – TEATRO GUARANY
19h – Bate papo – Diretor Dino Menezes e o elenco do curta-metragem ‘Papel’, produtora Tammy Weiss e o ator Maxwell Nascimento, do longa-metragem ‘Querô’
20h – Exibição do curta-metragem ‘Papel’
20h20 – Exibição do longa-metragem ‘Querô’
15/10 – QUARTA-FEIRA - CINE ARTE POSTO 4
16h – Exibição do longa-metragem Rainha Diaba
18h – Exibição do longa-metragem ‘Dois perdidos numa noite suja’
19h30 – Cena ‘Quando as máquinas param’ – alunos do núcleo 50+ da Escola de Arte Cênicas Wilson Geraldo
20h – Bate papo com Antônio Munhoz e Orleyd Faya sobre o documentário ‘Plinio Marcos, O homem do caminho’.
20h50 – Exibição do documentário ‘Plinio Marcos, O homem do caminho’
16/10 – QUINTA-FEIRA – MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE SANTOS (MISS)
17h – Exibição do curta-metragem ‘O Telepata’
17h15 – Exibição do longa-metragem ‘Barrela – Escola de Crimes’
17/10 – SEXTA-FEIRA – MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE SANTOS (MISS)
17h – Exibição do longa-metragem ‘Navalha na Carne’