Biblioteca em Santos tem lançamento de livro e conferência nesta quinta-feira à tarde
Oitenta e cinco poemas que constroem a alegoria, o enredo, a harmonia, a carne e o espírito do Carnaval. Temas envolventes como estes estão presentes no livro ‘Antes do Carnaval’, de Ivan Forneron, que terá lançamento especial nesta quinta-feira (13), às 14h30, na Biblioteca do CEU das Artes. Além disso, o público poderá participar da conferência ‘A Experiência Poética como Lucidez do Mundo’.
Será uma tarde de muita poesia, com a presença do autor que, além do lançamento da obra, realizará uma palestra tratando da poesia de escritores consagrados, como Cecília Meireles, Hilda Hilst, Zila Mamede e muitos outros. Quem estiver presente ganhará um exemplar do livro.
A publicação ‘Antes do Carnaval’ reúne poemas reconstruídos a partir de metáforas que transitam entre a fantasia e a filosofia, colocando em questão as máscaras que usamos para enfrentar o cotidiano. Mais do que uma simples marcação de datas, os textos revelam a memória frágil que oscila entre desejo e realidade, sempre pelo exercício da linguagem.
ENTRADA GRATUITA
A Biblioteca do CEU das Artes fica na Praça da Paz Universal, s/n – Castelo. Informações sobre a Biblioteca no perfil do Instagram. Quem quiser saber mais sobre o autor, pode acessar seu perfil no link. O projeto foi viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC/2024) - da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo.
O AUTOR
Ivan Martucci Forneron nasceu em São Paulo, em 1971. É poeta, escritor e dramaturgo. Na FFLCH – USP, instituição em que se formou e também foi professor, desenvolveu pesquisas sobre a obra dos poetas exilados pela Guerra Civil Espanhola. Seu primeiro livro de poesia, ‘O Eu-Cão que aprumo’ (inédito, 2009) foi finalista do prêmio Nascente da Universidade de São Paulo. Publicou, em 2020, o livro de contos ‘Quando a liga dos virgens tuberculosos invadiu a fábrica de cigarros – e outras notícias desesperadas’.
Desde 2008, integra o Grupo Redimunho de Investigação Teatral, onde atua como provocador e consultor literário. Cismar com a poesia nos últimos quarenta anos tem sido o labirinto em que todas as outras portas e interrogações foram colhidas e confrontadas. Inexplicavelmente, e apesar de ter escrito outras obras poéticas, ‘Antes do Carnaval é seu primeiro livro de poesia publicado’.