Fórum reforça o papel de Santos como polo de turismo
Discutindo o presente com olhar no futuro. Nesta quinta-feira (6), o Santos Convention Center recebeu o 8º Fórum de Turismo e Eventos da Baixada Santista, reunindo especialistas, autoridades e representantes do setor para debater propostas, tendências e estratégias de desenvolvimento. O encontro reforçou o papel de Santos como um importante polo regional do turismo de eventos.
O dia foi marcado por diversas palestras e painéis com nomes de destaque do mercado. Os temas abordaram desde sustentabilidade até a participação de um representante da International Congress and Convention Association (ICCA), uma das principais instituições de turismo de negócios do mundo.
Segundo os dados apresentados, o Brasil ocupa atualmente a 15ª posição no ranking dos países que mais sediam eventos internacionais, resultado de trabalho conjunto de toda a cadeia produtiva do turismo.
Silvana Gomes, coordenadora de Parcerias Estratégicas e Incentivos da Embratur, destacou a força de Santos no cenário nacional. “Santos conta com um conjunto de atrativos que contribui diretamente para o fortalecimento do setor. Assim como outros destinos do País, fortalece a imagem do Brasil e ajuda a impulsionar o turismo de eventos. Participar deste fórum e apresentar o Plano de Marketing Internacional e as estratégias para o segmento é essencial para alinhar ações e facilitar o caminho para novos avanços”.

A influenciadora Patrícia Camargo, do 'Eu, Você e os Pets', que divulga destinos pet friendly na região, destacou a importância do debate. “Como atuamos nesse nicho e sabemos que Santos vem avançando muito nessa área, é sempre importante marcar presença para acompanhar, entender e aprender mais sobre as diferentes frentes do turismo. E, claro, trazer o tema do turismo pet-friendly para o debate sempre que possível”.
RELEVÂNCIA
O secretário municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos, Thiago Papa, reforçou a importância do evento para o crescimento do setor na região. “É fundamental para discutirmos ações, trocarmos ideias e experiências sobre o turismo de negócios. Sabemos da relevância econômica desse segmento na Baixada Santista, especialmente em Santos, pela geração de empregos, distribuição de renda e pelo impacto direto em todo o setor turístico com a realização de grandes eventos na Cidade”.
Papa destacou ainda que os eventos têm papel essencial no desenvolvimento econômico fora da alta temporada, “Fora da sazonalidade do verão, os eventos são uma grande válvula de desenvolvimento. O turismo de negócios movimenta a economia e temos trabalhado intensamente para fomentar cada vez mais a captação dessas atividades. A infraestrutura de Santos hoje está totalmente preparada para receber qualquer tipo de evento”.
O fórum foi realizado pelo Visite Santos, com o apoio da Prefeitura.