A foto mostra um ambiente de parque ou jardim zoológico, com muita vegetação verde e densa ao fundo. Em primeiro plano, à esquerda, há uma bela garça-branca-grande pousada sobre um corrimão verde. A ave está tranquila, com o corpo voltado para frente e as longas penas brancas caindo elegantemente.
NOTÍCIAS

Santos fica entre as cinco melhores do Estado em ranking de sustentabilidade

on

Santos conquistou marca inédita no ranking do Programa Município Verde Azul (PMVA), do Governo do Estado. O Município atingiu 93 pontos no ciclo 2024-2025, garantindo não apenas a certificação ambiental, mas sua melhor colocação: 5º lugar estadual na categoria Grupo 4 (municípios de 100 mil a 499 mil habitantes).

Pelo terceiro ciclo consecutivo, Santos foi o município litorâneo que apresentou a melhor performance e a maior nota dentre as cidades da Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Ribeira. A divulgação do ranking foi realizada nesta terça-feira (9), no Palácio dos Bandeirantes, na Capital.

O PMVA foi criado em 2007 e publica, anualmente, o ranking ambiental. O indicador serve para estimular a formulação de políticas públicas de preservação e sustentabilidade específicas para cada cidade.

Para que um município seja qualificado, é necessário atingir a pontuação mínima de 50 pontos. E os certificados devem apresentar pontuação mínima de 75 pontos.

São consideradas as notas obtidas em dez diretivas: Governança Ambiental (GA), Adaptação às Mudanças Climáticas (MC), Educação Ambiental (EA), Saneamento Básico - Água, Esgoto e Drenagem (SB), Resíduos Sólidos (RS), Qualidade do Ar e Mitigação de GEE (QA), Biodiversidade (BIO), Arborização Urbana (AU), Recursos Hídricos (RH) e Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).

O prefeito Rogério Santos comentou a conquista. “Santos investe na sustentabilidade. Uma de nossas principais ações nesse sentido foi unir em uma única secretaria os setores de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Os dois temas são complementares e precisam caminhar em harmonia para que ocorra o progresso econômico aliado ao desenvolvimento humano, municipal e ao respeito à natureza. Trabalhamos com o planejamento técnico responsável, voltado à sustentabilidade".

Para o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Glaucus Farinello, o reconhecimento reflete um trabalho coletivo pelo meio ambiente e pelos santistas. “Essa conquista é importante, reflete o trabalho de uma equipe comprometida e reforça o compromisso da Cidade com as práticas sustentáveis. Cada vez mais, Santos busca inovar, buscando levar justiça climática e ambiental para as áreas periféricas, estabelecendo planos visando uma cidade do futuro”.

 

Ciclo 2015: 80,42 pontos – 107ª posição

Ciclo 2016: 77,59 pontos – 86ª posição

Ciclo 2017: 80,88 pontos – 44ª posição

Ciclo 2018: 85,31 pontos – 38ª posição

Ciclo 2019: 89,22 pontos – 37ª posição

Ciclo 2020: 92,24 pontos – 22ª posição

Ciclo 2021: 94,55 pontos – 6ª posição (a partir deste ciclo, os municípios paulistas foram divididos em 5 (cinco) grupos, organizados de acordo com a faixa populacional)

Ciclo 2022/2023: 87,50 pontos – 9ª posição

Ciclo 2024/2025: 93 pontos - 5ª posição