Pessoas na fonte interativa
NOTÍCIAS

Fontes interativas garantem diversão e refresco para as crianças em Santos

on

Correr entre jatos d’água, se molhar sem preocupação e se divertir ao ar livre. As fontes interativas de Santos são uma excelente opção de lazer para as crianças e um convite para famílias aproveitarem os dias quentes de forma leve e segura.

Espalhadas por diferentes regiões da Cidade, as fontes funcionam com jatos de água iluminados por LED, criando efeitos coloridos que encantam os pequenos e transformam praças, parques e a orla em pontos de encontro. A água utilizada é tratada com cloro, como em piscinas, garantindo segurança durante o uso, mas não é potável.

Atualmente, Santos conta com cinco fontes interativas abertas ao público, que se tornaram mais um atrativo turístico para moradores e visitantes, especialmente no fim de tarde. Duas delas- a do Novo Quebra-Mar (José Menino) e da Nova Ponta da Praia, na Avenida Alm. Saldanha da Gama, na altura da Rua Francisco Haiden (entre os clubes Vasco da Gama e Internacional de Regatas)- possuem 24 bicos de água independentes, com jatos que chegam a cerca de um metro de altura.

Para atender à demanda, dispõem de um tanque subterrâneo com capacidade de 20 mil litros. Toda a água (não potável) é tratada com cloro e sistema de raios ultravioleta para eliminação de microrganismos.

A advogada Thiemy Suzuki, moradora do bairro Vila Belmiro, está sempre na fonte do Novo Quebra-Mar com a pequena Sayuri Suzuki, 4 anos. "Aqui ela pode brincar, se soltar e socializar. Também é importante porque muitas vezes as crianças ficam muito dentro do apartamento. É uma diversão muito boa, em um espaço seguro, arborizado e tranquilo".

Outro equipamento que faz a alegria da garotada é a da Praça Luiz La Scala (ao lado do Aquário). Já a do Jardim Botânico oferece lazer em meio à área verde, sendo ideal para famílias que querem unir passeio, brincadeira e contato com a natureza.

Enquanto isso, a da Lagoa da Saudade é ponto de encontro para as crianças da região, com funcionamento em horários específicos e grande procura também no fim da tarde.

Gratuitas e acessíveis, as fontes interativas reforçam o compromisso de Santos em oferecer lazer de qualidade em espaços públicos, promovendo convivência, bem-estar e alegria para as crianças. Para aproveitar melhor, a recomendação é que os responsáveis fiquem atentos aos horários, levem roupas extras e mantenham as crianças hidratadas.

Para o professor Douglas Marques Santana,  morador de São Bernardo do Campo, Santos é um lugar que tem muitas atrações gratuitas e ao ar livre. "Esta fonte é muito boa, principalmente em dias de sol. Refresca, ajuda a aliviar o calor e é uma opção de lazer gratuita para as crianças. A gente acabou se apaixonando pelo espaço. Não conhecíamos tão bem e agora virou um dos nossos passeios favoritos”, disse sorridente, ao lado da filha Juliana Brandão, 13 anos.

 


Orla da Nova Ponta da Praia (Avenida Alm. Saldanha da Gama)

Dias de funcionamento: de quarta a segunda-feira. Fechadas às terças-feiras para manutenção

Horários: 9h às 10h30; 16h às 17h; 17h30 às 18h30, 19h às 20h; 20h30 às 21h30 e das 22h às 23h.


Praça Luiz La Scala (ao lado do Aquário)

Dias de funcionamento: de quarta a segunda-feira. Fechada às terças-feiras para manutenção. Opera em seis períodos diários, com intervalos entre eles.

Horários: 9h às 10h30; 16h às 17h; 17h30 às 18h30, 19h às 20h; 20h30 às 21h30 e das 22h às 23h.

 

Quebra Mar (Parque Roberto Mário Santini, na orla do bairro José Menino)

Dias de funcionamento: de quarta a segunda-feira. Fechada às terças-feiras para manutenção. Opera em 10 períodos diários, com intervalos entre eles.

Horários: 10h às 10h20; 11h20 às 11h40; 12h40 às 13h; 14h às 14h20; 15h20 às 15h40h; 16h40 às 17h; 18h às 18h20, 19h20 às 19h40; 20h40 às 21h e das 22h às 22h20.

 

Jardim Botânico

Dias de funcionamento: de terça à domingo (exceto segunda-feira)

Horário: das 10h às 12h; das 14h às 16h; e das 17h às 17h45.


Lagoa da Saudade

Dias de funcionamento: funciona todos os dias

Horários: das 10h às 11h;  das 14h às 15h; e das 17h às 21h.


As pausas são necessárias para que o funcionamento seja recomposto com segurança, garantindo a qualidade da água e a boa performance do equipamento. Alguns equipamentos têm a atividade interrompida, durante a semana,  para manutenção do sistema.