Pinacoteca Benedicto Calixto une arte e lazer em um dos passeios mais encantadores de Santos
Muito famosa pelo seu belo e maior jardim de praia em extensão do mundo, Santos oferece diversas opções de lazer, cultura e contato com a natureza, especialmente durante as férias de verão. Pensando nisso, o Santos Portal preparou uma série especial de matérias com dicas de passeios para todas as idades. Dando continuidade ao roteiro pela orla da Cidade, o ‘tour’ de hoje é pela Pinacoteca Benedicto Calixto, no Boqueirão, um dos mais importantes e charmosos espaços culturais de Santos.
Localizada no número 15, da Avenida Bartolomeu de Gusmão, a Pinacoteca funciona em um imponente casarão branco que, por si só, já desperta a curiosidade e o encantamento de santistas e turistas. O imóvel é o último exemplar remanescente dos casarões da época áurea do café na Orla, preservando a elegância arquitetônica do início do século 20 e convidando o visitante a uma verdadeira viagem no tempo.
“Não é apenas pela beleza do casarão que o público frequenta a Pinacoteca. As pessoas vêm para conferir nossas atrações, que vão desde atividades artísticas e musicais até opções de lazer, como a prática de yoga no jardim, realizada todos os domingos. Estamos sempre de portas abertas para receber a todos”, afirmou o produtor cultural da Pinacoteca, Fábio Luiz Salgado.

O CASARÃO BRANCO
Construído em 1900 pelo engenheiro alemão Carl Anton Dick, o casarão segue o estilo art nouveau, originário da França, com linhas curvas, vitrais e riqueza de detalhes. Em 1910, o imóvel foi adquirido pela família de Francisco da Costa Pires, responsável por uma ampla reforma que incluiu piso hidráulico, escada em mármore Carrara, corrimão de ferro maciço e um teto ricamente ornamentado no salão principal.
Tombado em 13 de dezembro de 2012 pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), o espaço é reconhecido por sua representatividade arquitetônica e histórica, sendo um dosJmaiores símbolos do período dos barões do café na Cidade. Logo na chegada, o visitante pode aproveitar o jardim frontal e os vitrais da fachada como cenário para belas fotografias. Na lateral e nos fundos, uma agradável alameda arborizada com bancos, pérgolas e esculturas convida ao descanso e à contemplação.

PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO
O acesso à Pinacoteca se dá pelo lado esquerdo da entrada principal. Ao subir as escadas, o visitante chega ao salão principal, que abriga exposições, um piano e espaços destinados a recitais e atividades culturais. A partir dali, o térreo se desdobra em mais cinco ambientes cheios de história. Entre eles, o jardim de inverno, antigo espaço de reuniões de negócios masculinos, e a sala onde as mulheres da família se reuniam para longas conversas acompanhadas de chá, refletindo os costumes sociais do início do século passado.
Outra sala reúne objetos originais da família Costa Pires, como xícaras estilizadas, um livro de noivas e até uma estátua de Joana D’Arc. Há ainda ambientes temáticos preservados, como a sala com referências ao café e a antiga sala de música das crianças da família.

A OBRA DE BENEDICTO CALIXTO
O piso superior, que originalmente abrigava os quartos da família, é inteiramente dedicado à trajetória do pintor e historiador Benedicto Calixto, um dos maiores nomes da arte brasileira. Ao todo, o acervo reúne 70 obras de Benedicto Calixto e 127 de Armando Sendin, além de objetos pessoais e materiais de pintura, como pincéis, caixas de tinta, fotografias e móveis do artista. As salas apresentam desde as primeiras pinturas religiosas do artista autodidata até paisagens marcantes de Santos, com registros do Porto, Monte Serrat, Centro Histórico e cenas que retratam a modernização da Cidade.
Outro ambiente destaca o período em que Calixto estudou em Paris, em 1883, experiência que influenciou profundamente sua obra. Há ainda uma sala dedicada aos retratos, onde chama atenção a precisão de obras como o retrato do Marechal Deodoro da Fonseca. “Visitantes de diversas partes do mundo ficam encantados e surpresos com detalhes como o fato de a nossa escadaria ter sido banhada a ouro e com o grande quadro de Brás Cubas que temos na Pinacoteca, obra que provoca a sensação de acompanhar o visitante com o olhar, assim como a Monalisa”, contou a monitora Thais Gomes.

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS
Atualmente, a Pinacoteca recebe a exposição ‘Klaus Mitteldorf MMMXV - Arte no campo expandido da fotografia’, em cartaz de 18 de dezembro a 25 de janeiro. A mostra celebra os 50 anos de trajetória do fotógrafo e apresenta obras organizadas em quatro núcleos: Mitologia, Minha Casa à Beira-Mar, Um Sonho Japonês e Identidades. A programação integra a agenda ‘Arte na Pinacoteca – 3ª edição'. Outra exposição aberta para o público é a Foto Sub - Laje de Santos, na Sala Santos. As 30 fotos e um vídeo expõem as belezas marinhas habitantes no ponto de mergulho. A mostra também encerra dia 25.

BELEZA NATURAL E GASTRONOMIA
Ao sair do casarão, o visitante encontra um amplo jardim com esculturas e obras feitas a partir de materiais sustentáveis, cercado por espécies como ipê-amarelo, mangueira, pau-brasil, palmeiras-de-leque e strelitzias, que emolduram o espaço com cores e sombra. Nos fundos do terreno está o Bistrô Calixto, em funcionamento há seis anos, com cardápio variado que inclui pratos como mignon cucurbita, mignon giardino, frango roxo, risotos e peixes, além de cafeteria e sobremesas para um agradável chá da tarde.
Ao lado, a Forneria Calixto oferece pizzas tradicionais, autorais, veganas e low carb, todas batizadas com nomes de artistas. Ambos os espaços funcionam de terça a domingo - o bistrô das 9h30 às 22h30 e a forneria das 18h às 23h - e contam com áreas internas e externas, além de estrutura para eventos.

SERVIÇO
A Pinacoteca Benedicto Calixto está localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, no bairro do Boqueirão. O espaço funciona de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita para o público. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 99734-6364.