Músicos no Centro Histórico
NOTÍCIAS

Agenda cultural santista oferece muito cinema, música e arte para todas as idades

on

CINEMA
 
Cine Arte Posto 4 - ‘Malês’

Malês é baseado em fatos históricos e retrata a Revolta dos Malês, a maior revolução da história do Brasil organizada por negros escravizados na Bahia, em Salvador. A insurreição mobilizou a população negra, escravizada e liberta pelas ruas de Salvador contra a escravidão em 1835. A revolta foi chefiada por africanos muçulmanos e encabeçada por líderes como Pacífico Licutan, que reforçava a importância da participação de diferentes grupos, tribos e religiões para o sucesso da revolta e para o fim da escravidão. Na trama, um casal é separado após serem arrancados de sua terra natal na África e trazidos para o Brasil à força como escravizados. Enquanto lutam para sobreviver e tentar se reencontrar, ambos se envolvem no levante dos Malês. Direção: Antonio Pitanga. Roteiro: Manuela Dias. Elenco: Camila Pitanga, Rocco Pitanga, Rodrigo dos Santos. Classificação: 16 anos.

Quando: Em cartaz desta quinta (29) até 4 de fevereiro, exceto na segunda (2) e terça (3), quando o cinema estará fechado para dedetização.
Horários: sessões às 16h, 18h30 e 21h
Local: Cine Arte Posto 4. Av. Vicente de Carvalho, s/nº, próximo ao Canal 3
Ingressos: R$ 3,00 e R$ 1,50 (meia-entrada). Pagamento temporariamente só em dinheiro.

EXPOSIÇÕES

Sesi - Exposição ‘Territórios Invisíveis: Bela Vista’
A Galeria do Sesi recebe a exposição fotográfica itinerante ‘Territórios Invisíveis: Bela Vista’, de Mariana Cosmassi. A mostra retrata a Comunidade Bela Vista, no Morro Vila Progresso.  O  projeto idealizado no 11º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes de Santos, entre potencialidades e fragilidades, revela as histórias de vida e resistência de quem habita um território muitas vezes invisível aos olhos da cidade.

Visitação: até sábado (31), das 8h às 18h
Local: Sesi - Av. Nossa Senhora de Fátima, 366 - Chico de Paula, Santos. Visitação por agendamento pelo link: https://www.sesisp.org.br/evento/b199595a-f185-42a5-a514-a6aebc6c4a90/territorios-invisiveis-bela-vista

‘Cabaças de Axé - Orixás em Nós’

A exposição ‘Cabaças de Axé - Orixás em Nós’ está em cartaz na Associação Comercial de Santos (ACS), no Centro Histórico. Na mostra, a artista visual Andressa Oliveira apresenta cabaças com até 2,5 metros, entrelaçadas por fios, miçangas e outros elementos simbólicos, que se transformam em esculturas evocando a presença espiritual dos Orixás no cotidiano. Inspiradas na simbologia sagrada das cabaças e na estética ritualística das religiões de matriz africana/afro-brasileira, as obras dialogam com a Umbanda, religião da artista, e com sua ancestralidade. A instalação cria um ambiente de contemplação e respeito, convidando o público a uma experiência que une estética, espiritualidade e memória coletiva, reafirmando a legitimidade, o respeito e a força simbólica das religiões de matriz africana no Brasil. A exposição é um projeto contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 004/2024 - Secult, por meio da PNAB - Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

Visitação até sábado (31 de janeiro)
Local: ACS. Rua XV de Novembro, 137, Centro Histórico
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Entrada gratuita

Interpretações Santistas

A Galeria Nelson Penteado de Andrade será palco para a exposição ‘Interpretações Santistas’. Para homenagear o aniversário de 480 anos da cidade de Santos, a Coordenadoria de Museus e Galerias da Secretaria de Cultura convidou 23 artistas para pintarem telas que já possuem um fundo colorido, retratando o olhar de cada artista sobre a Cidade. Serão apresentados trabalhos inéditos que expressam sentimentos e histórias pessoais, através de arte figurativa e abstrata, dentro de cada produção pessoal dos artistas convidados. São eles: Adinéia Batatinha, Augustine Kawoh, Bel Braga, Beatriz Monteiro, Bomfim, Costa Villar, Cris Bernardes, DeLone, Diego Garcia, Dih Nobre, Flávio Steffen, Gaio, Huber, Isagero, Jorge Adati, Lu Pinheiro, Luís Fernando Barros, Mila Bernardo, Mitio Adati, Rubens Garcia, Silva, Valério da Luz, Victor Gabriel.

Visitação até dia 13 de fevereiro, de segunda a sexta, das 8h às 18h
Local: Galeria Nelson Penteado de Andrade. Praça dos Expedicionários, nº10 – prédio da Prodesan
Gratuito

LITERATURA

Leia Santos

Criado pela Secretaria de Cultura, o ‘Leia Santos’ tem como objetivo democratizar o acesso à leitura e incentivar o hábito de ler em todas as idades. Para finalizar o mês, nesta sexta-feira (dia 30) tem edição na Biblioteca Mário Faria (Posto 6 - orla da Aparecida), das 15h às 19h.

Quando: sexta-feira (30)
Horário: das 15h às 19h
Local: Biblioteca Mário Faria (Posto 6 - orla da Aparecida)
Gratuito

MÚSICA

Chorinho no Aquário

O Chorinho no Aquário encerra sua programação do mês com o duo mais tradicional da Cidade, o Choro de Bolso, com 26 anos de trajetória. Formado pelo violão de Marcos Canduta e a flauta de Débora Gozzoli, o duo será acompanhado pela delicadeza da voz da cantora Rita Gottardi. A promessa é de um passeio pela genialidade da música popular brasileira, com canções de Cartola, Pixinguinha, Dorival Caymmi, Lupicínio Rodrigues, e Jacob do Bandolim, entre outros. O Chorinho no Aquário é uma realização da Organização Social Associação dos Artistas e da Prefeitura de Santos, pela Secretaria de Cultura, e tem apoio institucional do Clube do Choro de Santos. Apoios: Santos Brasil, Transbrasa e Autoridade Portuária de Santos, por meio da legislação federal de incentivo à cultura - Lei Rouanet.

Quando: sábado (31)
Horário: 18h 
Local: Praça Luiz La Scala - Ponta da Praia
Entrada gratuita. Se chover, a apresentação será cancelada