CarnaCentro reúne 30 mil pessoas, em três dias de folia, no Centro Histórico de Santos
Após três dias de folia, o CarnaCentro 2026 chegou ao fim na noite desta terça-feira (17), após reunir cerca de 30 mil pessoas no Centro Histórico. Gratuito e aberto ao público, o evento mais uma vez promoveu o encontro de diferentes gerações em um ambiente marcado pela diversidade de público, que reuniu moradores de várias regiões da Cidade e turistas.
Ao todo, 21 bandas santistas se apresentaram. A novidade desta edição foi a participação das escolas de samba campeãs do desfile das escolas de samba 2026.
Unidos da Zona Noroeste (campeã do Grupo de Acesso), Unidos dos Morros (vice-campeã do Grupo Especial) e União Imperial (campeã do Grupo Especial), cada uma em seu respectivo dia, fecharam a programação na Praça Mauá.
“Tem muita gente que torce pela União Imperial, mas que não teve a chance de assistir ao desfile. Aqui vamos celebrar nosso título e levar alegria passa essa galera”, declarou o presidente da Verde e Rosa do Marapé, Luiz Alberto Martins, o Pelé.

CORREDOR DA FOLIA INFANTIL
A Rua XV de Novembro concentrou as atividades voltadas ao público infantil. O espaço contou com duas tendas para proteção contra o sol forte, além de pintura facial e escultura em balões. Havia também um espaço reservado para os baixinhos que, por ventura, não levaram sua fantasia, mas queriam fazer aquela foto, para guardar de lembrança.

A esteticista, Maria do Rosário, levou a pequena Giovanna, de 2 anos, para folia, que se encontrou em se vestir de princesa Elsa, personagem da animação Frozen.
“Isso aqui é muito gostoso, pois todo mundo entra no clima do Carnaval, até eles ainda são muito novinhos para entender. Estamos curtindo muito”.
A programação musical do espaço kids foi marcada pela ecletismo, indo do pop coreano das ‘Guerreiras do K-pop Cover’ às marchinhas carnavalesca do bloco Zigzaguiá e de Diego Alencikas e a Carnavália Brincante.

CAMPANHA CONTRA O ASSÉDIO
Outro aspecto da festa foi o de conscientização. Durante os quatro dias de programação do Carnacentro e do Carnabonde, a segunda edição da campanha “Não é Não: respeite a minha decisão”, promovida pela Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher) em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS) e Guarda Civil Municipal (GCM), teve um resultado positivo.

Ao todo, foram distribuídos mais de 3 mil adesivos Não é Não, mais de 2 mil leques com mensagens das campanhas Não é Não, Basta de Violência contra a Mulher e da Diversidade, materiais informativos sobre os temas e 500 preservativos.
A ação ainda foi entendida para o Santos Sunset, realizado no último domingo (15), com boa aceitação do público ao longo dos eventos.
O CarnaCentro 2026 foi realizado pela Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com a Associação das Bandas Carnavalescas de Santos (ABCS).