O grande projeto de revitalização e desenvolvimento turístico para a região do Valongo no Centro Histórico de Santos já é realidade.
Parque Valongo
Lagoa da Saudade
Foto topo: Marcelo Martins
Com cerca de 20.500 m², é lugar de descanso e ponto de encontro dos apreciadores da pesca. Conta com playground e quiosques para lazer, dotados de churrasqueira individual e mesas em alvenaria, com uso gratuito mediante reserva antecipada na Regional dos Morros (tel. 13 3258-5111).
Parque Municipal Roberto Mário Santini
Foto topo: Tadeu Nascimento
Com 42.766 m², o Parque Roberto Mário Santini ocupa a plataforma do emissário submarino e avança 400m mar adentro. É um espaço privilegiado de observação do mar e da orla, local perfeito para apreciar o pôr do sol.
Aquário
Foto topo: Anderson Bianchi
FECHADO TEMPORARIAMENTE PARA REFORMA
Há sete décadas encantando gerações, o Aquário de Santos é o mais antigo do Brasil.
Espaço privilegiado de lazer e conhecimento, o parque é pioneiro em projetos de preservação do mar e de seus habitantes – foi a primeira instituição brasileira a realizar resgate e recuperação dos animais marinhos. O Aquário ocupa uma área de 3.000 m², 2.214 dos quais abertos aos visitantes.
Orquidário
Foto topo: Marcelo Martins
Parque zoobotânico que reproduz a Mata Atlântica, o Orquidário Municipal conta com cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies, a grande maioria afixada nas árvores. Inaugurado em 1945, era, à época, o maior parque do gênero, ao ar livre, do mundo e mantém-se como o segundo equipamento público em visitação na cidade, atrás apenas do Aquário.
Jardim Botânico Chico Mendes
Foto topo: Raimundo Rosa
Espaço verde com 90 mil m², conta com acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais catalogadas, divididas em 20 coleções botânicas, como espécies da Amazônia, da Mata Atlântica, árvores de madeira de lei, palmeto com 65 espécies de palmeiras e espécies em extinção. Essa diversidade pode ser apreciada em passeio monitorado.