Um bailarino executa um salto acrobático com as pernas abertas no centro do palco, enquanto outros artistas dançam ao fundo sob luzes coloridas de um espetáculo teatral
Evento

Xirê de Rua

Informações

Sobre o Evento

De origem iorubá, a palavra ‘Xirê’ define um ritual do candomblé que se desenvolve de forma circular, uma roda de dança em evocação e celebração aos orixás. O espetáculo ‘Xirê de Rua’ é uma construção organizada de elaborações de luta, festa e fé da diáspora africana no Brasil. Com Cia. de Dança AfroOyá.

Duração: 60 minutos.

 

Dois performers realizam uma pose acrobática expressiva contra um fundo preto, onde um homem sustenta uma mulher enquanto segura um grande arco branco luminoso que emoldura a cena
Evento

Círculos Ancestrais

Informações

Sobre o Evento

O espetáculo mergulha na cosmovisão tupi-guarani para narrar com poesia e movimento a origem do mundo segundo os saberes ancestrais. Inspirado nas obras Tupã Tenondé e O Menino Trovão, de Kaká Werá Jecupé, a criação evoca mitos fundadores através da roda Cyr, Crossed wheel, dança e bambolês. Com músicas originais e sonoridades indígena, o palco se transforma em solo encantado, convidando o público a uma celebração de conexão com a natureza ancestral. Com Trupe do Mar.

A imagem mostra uma cena de espetáculo de dança contemporânea, marcada por iluminação quente em tons de dourado e âmbar, criando um clima intenso e quase ritualístico.
Evento

Carvão

Informações

Sobre o Evento

Classificação 16 anos. 

A produção é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. 

A imagem é uma fotografia artística de palco, em fundo escuro, que captura um bailarino em movimento de cambalhota ou salto acrobático com o corpo curvado e os pés para cima
Evento

Espetáculo 'Carvão'

Informações

Sobre o Evento

‘Carvão’, novo trabalho da Cia. Sansacroma, chega a Santos com apresentação única e gratuita. A produção é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes.

O espetáculo parte da simbologia do carvão, aquilo que foi queimado, mas não destruído; uma matéria que resiste e permanece viva. Por meio dos movimentos de cinco intérpretes criadores em cena e da performance musical eletrônica ao vivo, os artistas constroem um território de afetos forjados entre cicatrizes e renascimentos.

A imagem é um cartaz de divulgação do espetáculo de dança "De Coração - Emoções e Flamenco", apresentado por Cris Barazal, que será realizado no Teatro Rosinha Mastrangelo no dia 14 de Dezembro
Evento

De Coração... Emoções e Flamenco

Sobre o Evento

O espetáculo nasce do desejo de expressar, através da dança flamenca, tudo que habita o nosso coração, a alegria, a entrega, a força, a ternura e o amor que movem o ser humano, tudo feito de coração, para tocar o coração de quem assiste.      

A imagem é um cartaz que divulga o espetáculo de dança "As Aventuras de Mary Pan", com sessões nos dias 18 e 19 de Dezembro no Teatro Guarany
Evento

As Aventuras de Mary Pan

Sobre o Evento

Um espetáculo de dança inspirado na clássica história de Peter Pan, mas contado sob uma nova perspectiva: a de Mary, uma menina sonhadora que acredita que crescer não precisa significar perder a imaginação. Entre sombras, fadas, piratas e crianças perdidas, Mary embarca em uma jornada pela Terra do Nunca — um lugar onde o tempo passa devagar e a essência da infância permanece viva. Misturando magia, emoção e diferentes estilos de dança, “As Aventuras de Mary Pan” convida o público a refletir: onde é o seu lugar?

A imagem é um cartaz de divulgação do espetáculo de dança "Wicked - O Show", apresentado pela Engenharia da Dança Letícia Gazal, com sessões de 16 a 18 de Dezembro no Teatro Municipal de Santos
Evento

Wicked - O Show

Sobre o Evento

De 16 a 18 de dezembro, a escola "Engenharia da Dança" apresenta o espetáculo "Wicked", no Teatro Municipal Braz Cubas. O show, que reconstrói a história de Oz, integra perfomances de dança e teatro.

O pôster em tons de marrom e dourado anuncia o "Espetáculo 2025" da Escola Livre de Dança com o título "7 Sete", ilustrado pelo número 7 em chamas sobre um livro aberto e rodeado por rolos de pergaminho
Evento

Espetáculo de dança '7'

Sobre o Evento

A Escola Livre de Dança da Secult apresenta ‘7’, um espetáculo que conduz o público por uma jornada poética construída a partir de sete cenas marcadas pela força do corpo em movimento, pela diversidade estética e pela sutileza das emoções.

Com direção artística de Patrícia Ricci, a montagem reúne bailarinas em uma criação que une beleza visual, intensidade coreográfica e uma atmosfera envolvente, que dialoga com espectadores de todas as idades.

A imagem é um díptico de dois artistas performáticos, mostrando à esquerda uma mulher com cabelo escuro flutuando no ar com uma sombra alongada em uma foto colorida tirada de cima, e à direita, um homem de camiseta e calça, ajoelhado, com as mãos sobre o estômago, olhando para cima em uma foto em preto e branco
Evento

Maré Morta

Informações

Sobre o Evento

Maré Morta é um processo de criação do espetáculo solo da artista e diretora da Cia Etra Ariadne Fernandes com direção e co – criação de Eduardo Fukushima. O projeto investiga a tensão entre imobilidade e fluxo por meio do corpo, do gesto e de práticas asiáticas de movimento. O público é convidado a mergulhar em uma experiência sensível e formativa, inspirada na concepção de Ma, onde o vazio permite inúmeras possibilidades que valoriza os intervalos, as pausas e silêncios como potências criativas.

Duração: 60 minutos.

Um grande grupo de dançarinos em trajes folclóricos coloridos e saias rodadas se apresenta em um palco, iluminado por luzes de fundo em tons de vermelho, verde e azul
Evento

5º Festival de Dança das Vilas Criativas

Informações

icone para endereco

Sobre o Evento

O Teatro Municipal Braz Cubas será palco do 5º Festival de Dança das Vilas Criativas, que neste ano traz o tema “Cine Criativo”, em homenagem aos 10 anos do reconhecimento de Santos como Cidade Criativa da Unesco. 

Com correalização das secretarias de Comunicação e Economia Criativa (Secom) e Cultura (Secult), o festival reunirá cerca de 1,5 mil alunos das Vilas Criativas, que subirão ao palco em mais de uma dezena de modalidades. Entre elas, ballet adulto e da terceira idade, dança do ventre, yoga, ritmos, dança de salão, zumba e danças urbanas. As coreografias foram desenvolvidas ao longo do ano e tematizadas com referências cinematográficas.

As apresentações serão divididas em duas sessões na segunda-feira (17), às 16h e às 19h, e uma na terça-feira (18), às 20h. A entrada é gratuita, porém limitada à capacidade do teatro (522 lugares) com o acesso permitido somente com ingresso, distribuído previamente entre os alunos participantes.

Os espectadores devem levar 1 kg de alimento não perecível, entregue na entrada do teatro. As doações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade.