Lançamento do vídeo documental “Pão de Cará de Santos”
Informações
Sobre o Evento
No dia 28 de novembro, às 19h, o Museu da Imagem e Som de Santos (MISS) recebe o lançamento do vídeo documental sobre o Pão de Cará de Santos, projeto desenvolvido pela chef e arte educadora Ana Claudia Siqueira.
O filme propõe resgatar, preservar e difundir a receita original do pão que, apesar de ter sido declarado patrimônio cultural imaterial da cidade em 2022, sofreu profundas alterações da receita nas ao longo das últimas décadas.
Além da sessão de estreia, o evento contará com uma palestra conduzida por Ana Claudia Siqueira, que apresentará os bastidores da criação do vídeo, detalhes técnicos da receita original e relatos sobre a convivência com Dona Irma, avó da culinarista, santista de ascendência espanhola e que preparava o pão de cará em sua própria cozinha.
Exibição do documentário ‘Drags, um super filme’ + Roda de conversa
Sobre o Evento
Exibição do documentário DRAGS, UM SUPER FILME seguido de uma roda de conversa com Tchaka e Marcia Pantera e mediação de Léo Birche.
Filme: Drags, Um Super Filme / País: Brasil / Gênero: Documentário / Duração: 92 min / Ano: 2025 / Direção: Luciano Oreggia / Elenco: Tchaka, Hellena Borgys, Márcia Pantera e Vera Ronzella.
Sinopse: A partir dos relatos de quatro drag queens brasileiras, Tchaka, Hellena Borgys, Márcia Pantera e Vera Ronzella, o documentário mergulha num universo de luta e alegria ainda pouco compreendido por grande parte do público brasileiro.
Miss - Documentário ‘Ilha da Exclusão’
Sobre o Evento
Sinopse: Entre o mar e a lama, entre o cartão-postal e a periferia, existe uma ilha dividida. Conhecida como “Terra da Liberdade”, essa ilha é, na verdade, um dos territórios mais segregados racialmente do Brasil. O documentário A Ilha da Exclusão revela as memórias apagadas de quilombos, cortiços e palafitas, denuncia a violência policial contra a juventude negra e celebra a força da cultura como resistência. Costurando arquivos, poesia e depoimentos, o filme questiona: que futuro é possível em uma ilha construída sobre o esquecimento?
País: Brasil / Gênero: Documentário / Duração: 15min / Ano: 2025 / Direção: Marina Pereira / Elenco: Augusto Pakko, Marcos Augusto da Silva Ferreira.
Arte no Dique lança documentário sobre intercâmbio na Itália
‘Dique, cidade aberta’, documentário produzido pelo Instituto Arte no Dique, terá lançamento on-line no próximo dia 24, às 15h, no canal da instituição no Youtube (www.youtube.com/artenodiquetv). A produção é um registro de nove crianças da oficina de percussão da entidade, na primeira viagem internacional do Arte no Dique, realizada em 2018 ao sul da Itália.
Atrações santistas são destaque em documentário britânico
A histórica ferrovia construída pela São Paulo Railway, construções como a antiga estação de trem do Valongo e outros registros da presença inglesa em Santos vão constar de documentário encomendado pelo Consulado Britânico para veiculação em suas redes sociais.
Instituto EcoFaxina e Cine Roxy exibem documentário ‘A Água Que Falta’
Gerar uma reflexão sobre a conservação da água é a proposta documentário ‘A Água Que Falta’, a ser exibido nesta terça-feira (3), no CineRoxy 4 – Pátio Iporanga (Av. Ana Costa 465, Gonzaga). A sessão, promovida junto ao Instituto EcoFaxina, terá início às 21h. Após a exibição, haverá uma mesa de debate. A entrada é gratuita.
Documentário aborda dramas de jovens LGBTQ+ no Cine Roxy
O documentário Porta Retrato, que aborda a história de três jovens LGBTQ+ em busca de autoaceitação, tem estreia marcada para a próxima terça (5), em sessão gratuita marcada para as 21h, no Cine Roxy 4 (Shopping Pátio Iporanga, Av. Ana Costa, 465, Gonzaga). Após a exibição, haverá bate-papo com a equipe sobre o tema do filme, mediada pelo jornalista Júnior Batista.
Documentário sobre o negro no futebol grava no Museu Pelé
O racismo nos estádios é o fio condutor da série documental ‘O negro no futebol brasileiro’, que contará com entrevista de antigos ídolos do Santos Futebol Clube, gravadas na última sexta (20), no Museu Pelé.
Documentário sobre o centenário da Vila Belmiro é atração do Museu Pelé
O documentário Vila Belmiro: 100 anos de paixão está sendo exibido no auditório do Museu Pelé (Largo Marques de Monte Alegre, 1, Valongo) até o próximo domingo (16), com sessões às 12h e 15h. A produção de 58 minutos relata a história centenária do Estádio Urbano Caldeira, berço de craques e um dos mais importantes estádios do futebol mundial.