Laja de Santos

INGRESSO

Ver en agencias de turismo ecológico

icone para ingresso

HORARIOS

Ver en agencias de turismo ecológico

icone para horarios

ENDEREÇO

Laje de Santos, Brasil

icone para endereco

Contato

Ver en agencias de turismo ecológico

icone para horarios

Foto superior: Vanessa Rodrigues

   

Distante 45 km de la playa, es considerado el mejor punto de buceo de la Provincia de São Paulo y el 3º de Brasil. Formación rocosa granítica con perfil que recuerda una ballena, tiene 550m de largo, 33m de altura y 185m de ancho. El lugar favorece un buceo inolvidable: agua del mar cristalina, temperatura alrededor de 23º, visibilidad de hasta 30 metros y fauna impresionante. Los buceadores y fotógrafos submarinos pueden ver cardúmenes coloridos, mantarrayas, tortugas, meros e incluso delfines. Dependiendo de la época – y de la suerte, es posible ver tiburones y ballenas.

Embarcação naufragada

Para quem quer mais aventura, basta mergulhar até 23 metros para observar a embarcação Moreia, naufragada artificialmente em 1992. Descendo um pouco mais, cerca de 40 metros, está o Parcel das Âncoras. Também são imperdíveis, nesse passeio, os rochedos submersos na extremidade sul da laje, onde são formadas piscinas naturais que abrigam vários cardumes de peixes-cirurgiões.
   
Foto: Alcides Falanghe

Pioneirismo

Criado em 27 de Setembro de 1993, o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos abrange áreas emersas (Ilha Laje de Santos e rochedos conhecidos como Calhaus) e imersas (parcéis, fundo arenoso e a coluna de água). É a primeira unidade estadual a compreender o meio aquático marinho, sob administração da Fundação Florestal e Instituto Florestal, órgãos da Secretaria do Meio Ambiente.
   
Foto: Alcides Falanghe

Preservação

É um local de grande interesse para a conservação da diversidade biológica na costa paulista, nos meios terrestre, aéreo e submarino. Cinco espécies de aves marinhas insulares procriam na laje: o gaivotão Larus dominicanus; três espécies de trinta-réis (Sterna hirundinacea, S. eurygnatha e S. Maxima), que formam colônias no inverno, e o atobá-marrom  Sula leucogaster, que nidifica durante o ano todo.
     
Foto: Roberto Akira

Reprodução de espécies

Trata-se da única ilha no Brasil que constitui sítio reprodutivo frequente destas três espécies de trinta-réis. As demais espécies são apenas visitantes. Ao todo foram registradas 30 espécies de aves, sendo 17 marinhas e 13 não marinhas. A fragata, albatrozes e petréis, o falcão-peregrino e  passarinhos, entre outras, compõem esta fauna alada abundante.
      
Foto: Alcides Falanghe

Operadores de mergulho credenciadas

MARAHU DIVER
Embarcação: Marahu
Contato: Vando
Telefone: (13) 98161-2062
E-mail: marahuservicosnauticos@gmail.com
 
NAUTILUS
Embarcação: Nautilus II
Contato: Paulo Fernando Turci
Telefone: (13) 94143-3312
E-mail: reservas@nautiluslajedesantos.com.br
 
PÉ DE PATO
Embarcação: Pé de Pato
Contato: João Paulo Scola
Telefone: (13) 99713-8871
Whatsapp: (13) 99795-3665
E-mail: lancha.pedepato@gmail.com
 
AQUANAUTHER
Embarcação: Jolly Roger X
Contato: Nauther Andres
Telefone: (11) 99591-544
E-mail: nauther.andres@gmail.com
 
ORION DIVER
Embarcação: Orion
Contato: Claudio R. Dal Poggeto
Telefone:(13) 3467-4735
Whatsapp: (13) 99706-8315
E-mail: orionsub@uol.com.br

Caracteristicas

Observações