Embarques na Estação do Valongo oferecem mais conforto aos passageiros da Linha Turística do Bonde
Ampla área coberta para espera do embarque, ambiente climatizado para compra de passagens, sanitários, cafeteria e mais tempo para curtir outras atrações turísticas do Centro Histórico. Bons motivos não faltam para realização dos embarques da Linha Turística do Bonde na Estação do Valongo.
Desde a implementação da iniciativa da Secretaria de Turismo (Setur), que completou um ano na última semana, os passageiros do bonde passaram a contar com um área coberta de aproximadamente 400 m², que protegem os visitantes tanto nos dias mais quentes quanto nos chuvosos.
A bilheteria instalada no Museu Pelé oferece área climatizada para compra dos ingressos, onde também estão uma cafeteria e sanitários. Para quem deseja aproveitar outra atração turística enquanto aguarda a saída do bonde, as opções são a visita gratuita ao Santuário do Valongo ou adquirir uma entrada para o próprio Museu Pelé.
“Santos é muito quente nessa época do ano. Ter um espaço climatizado é muito bom”, declarou a secretária Heloisa Moraes, que trouxe os tios e primos vindos da cidade de Brasilândia (MS) para passear de bonde. “Estamos aproveitando o tempo de espera para colocar a conversa em dia”, afirmou a professora Denise Moraes, na cafeteria do Museu Pelé.
Operacional
Do ponto de vista operacional, a proximidade do ponto de embarque com a garagem onde acontece a manutenção dos elétricos trouxe mais agilidade na tomada de decisões da equipe da CET, responsável pelo funcionamento dos veículos, e eventual troca de bondes quando necessário.
Em levantamento realizado pela Seção de Pesquisa Turística da Setur, em 2016, junto a 300 passageiros da linha turística, indicou 85% de aprovação dos turistas.
Serviço
A Linha Turística do Bonde funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, com saídas da Estação do Valongo (Largo Marquês Monte Alegre, 2, Valongo). A venda de ingressos é feita na bilheteria do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo), das 10h às 16h30.
O valor da passagem é R$ 6,50. Maiores de 60 anos, professores e estudantes têm direito a meia-entrada, e crianças até 5 anos não pagam.