NOTÍCIAS

Camarão a preço promocional movimenta Mercado de Peixes de Santos em primeiro dia de festival

on

Na manhã desta terça-feira (27), foi dado início ao Festival do Camarão no Mercado de Peixes, em Santos. Quem não dispensa o crustáceo na hora de preparar uma mesa com frutos do mar pode aproveitar, até o domingo (1º), descontos com preços a partir de R$ 29,99 pelo quilo da tradicional espécie sete barbas.

O evento é organizado pelos 20 permissionários do equipamento. Apesar de o chamariz ser o camarão sete barbas, que também costuma ter a maior procura, os estabelecimentos abaixaram os preços de diversos tipos e tamanhos do pescado.

Mesmo sendo o primeiro dia de ofertas, o aumento no movimento do local já foi percebido. “A procura é acima do normal, mesmo comparado com outros festivais, já está bombando”, afirma Luiz Saturno de Lima, permissionário do Barriguda Pescados (box 8). O comerciante explica que o valor é muito atrativo para o público, uma vez que o quilo do camarão já ultrapassou os R$ 50,00 neste ano, durante o período do defeso (de 28 de janeiro a 30 de abril).

“A expectativa é que aumente cerca de 50% na venda do camarão. Nós conseguimos o melhor preço com os fornecedores para repassar aos clientes”, destaca Ana Maria de Andrade, do Ana Maria Pescados (Box 9). Além do crustáceo, muitos clientes vão até os boxes atrás de outros pescados para complementar as refeições.

A pedagoga Ana Rita Beatrice Loreto, 64 anos, não perdeu tempo e já marcou presença no começo do festival, levando três quilos do crustáceo. “Eu sempre venho porque  gosto muito de camarão; os preços estão ótimos”, afirma ela, que pretende usar o produto como ingrediente para pratos como o macarrão com molho, a empada e o risoto.

O festival chama a atenção não só dos santistas, mas também de turistas. É o caso do mineiro João Roberto Maio, operador de guindaste, 55. “O preço está bom, sempre que venho para cá eu passo aqui”, conta ele, que diz levar os produtos não só para São Vicente, onde tem uma casa de férias, mas também para o seu Estado natal.

Localizado na Avenida Mário Covas Júnior, 3.050, Ponta da Praia, e aberto de terça a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos, das 7h às 15h, o Mercado de Peixes ocupa, desde 2020, novas, modernas e bem equipadas instalações, num imóvel de 2 mil m² totalmente climatizado. O prédio oferece acessibilidade (inclusive nos sanitários), com rampas e elevador de acesso ao mezanino, e seu estacionamento tem capacidade para 40 veículos.

Conforme cálculos da Secretaria Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur), o local recebe, em média, 300 pessoas por dia e são vendidas cerca de 10 toneladas de pescados.