A imagem mostra uma cena alegre em uma feira cultural realizada ao ar livre, sob uma grande tenda. Em primeiro plano, uma expositora sorridente, vestida de branco e com adereços coloridos, atende uma visitante que observa e compra seus produtos. Sobre a mesa, há diversos itens artesanais, como sabonetes, óleos, enfeites e lembranças embaladas com capricho.
NOTÍCIAS

Primavera Criativa atrai grande público ao Centro Histórico de Santos.

on

O sábado (27) de Primavera Criativa começou em clima de energia e movimento. Cerca de 3,5 mil ciclistas participaram do passeio organizado pela Associação Nacional de Esportes, que deu a largada às atividades da data que celebra a estação mais florida do ano.

O trajeto teve início no Novo Quebra-Mar (José Menino), e seguiu até a Praça Mauá, onde ocorre a Primavera Criativa, reunindo música, oficinas, exposições e gastronomia ao longo deste fim de semana.

Entre as participantes do passeio ciclístico, a moradora do Gonzaga, Regiane Alves, chamou atenção com uma bicicleta decorada com flores. Empolgada, ela destacou a importância de unir lazer e celebração. “Minha estação favorita do ano é a primavera. Vou passar a tarde inteira no Centro”, contou ela, minutos antes das pedaladas.

Quem quiser prestigiar a Primavera Criativa, na Praça Mauá, também contará com transporte gratuito neste domingo (28). Dois pontos de embarque estarão disponíveis: Gonzaga – Avenida Ana Costa (lateral do Hotel Atlântico) e Zona Noroeste – Avenida Afonso Schmidt (altura do Centro Educacional/Sambódromo)

As saídas são de hora em hora, das 11h às 19h. O retorno também será gratuito, partindo da Praça Mauá em direção aos pontos de embarque, das 12h30 às 19h30, a cada hora.

A iniciativa busca facilitar o acesso do público ao evento, garantindo mais conforto e incentivo à participação na programação cultural. Entre os visitantes que utilizaram o transporte neste sábado esteve a família Vieira.

"A criançada adorou o passeio neste ônibus temático e ficou empolgada para curtir a estação das flores aqui no Centro. Opções não faltam para aproveitar uma tarde agradável em família", ressaltou Thais, que estava acompanhada pelo marido, Cristiano, e os filhos Gabriela e Davi.

ESTRUTURA

Das 11h às 19h, o público pode visitar a tenda de exposição e venda de flores e plantas, a feira Feito em Santos e a Tenda Girassol, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, que oferece oficinas rápidas e atividades de criação artística para decorar o espaço coletivo. Também ao longo de todo o dia ocorreu a ação Artes vs Artes, em que artistas do coletivo La Santista participaram de uma batalha criativa com votação aberta ao público.

Moradoras de São Vicente, Karine de Souza e a filha Isadora aproveitaram para fazer compras. Sabonete artesanal, fantoches e biscuits estavam entre as escolhas da professora que não poupou elogios ao evento no Centro de Santos. "A junção de artesanato, música e a cultura caiçara é algo maravilhoso. Eventos que valorizam profissionais e artistas da região precisam ganhar cada vez mais espaço”, destacou.

MÚSICA E CULTURA

A programação musical deste sábado teve início às 12h30, com o Baile do Alencicas, seguido pela apresentação da Banda Tchu Tchu Tchu. O encerramento, por conta de Rafa Laranja, foi marcado para durar das 17h30 às 19h.

Entre as atividades interativas, destaque para o Programa Leia Santos, que promoveu acesso à leitura, e para a participação da artista Joice dos Balões, com esculturas coloridas e surpresas. As artes cênicas também marcaram presença, com a performance itinerante Cabeça de Preo e o espetáculo teatral Circo no Jardim.

Outro ponto de destaque do evento foi o Walking Tour. Intitulado 'Conhecendo a Vila de Santos - do Marco Zero ao Marco de Fundação', o passeio iniciou com uma visita monitorada ao Paço Municipal, seguindo a pé até o Outeiro de Santa Catarina.

 

FESTIVAL TRANSFORMAR

Integrado à programação da Primavera Criativa, o Festival Transformar segue neste domingo (28), das 11h às 19h, reunindo 70 expositores, área gastronômica diversificada e atrações para todas as idades. A atração ocorre na Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92) e no Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95).

 O casal paulistano Tânia e Marco Antônio Jesus escolheu este fim de semana para celebrar os 32 anos de união. Eles aproveitaram para curtir passeios pela região central, prestigiando pela primeira vez a Primavera Criativa. "Não conhecíamos o evento e estamos adorando. Reservamos este fim de semana para celebrar nosso aniversário de casamento e, para nossa alegria, ganhamos esse evento maravilhoso como presente", contou Tânia.

A Casa da Frontaria Azulejada se transformou em um espaço de convivência e criatividade, com oficinas, apresentações artísticas e atividades que convidam o público a participar ativamente. Entre os destaques, atividade prática de decoração de azulejos, além das oficinas de horta caseira e outra dedicada a experiências sensoriais.

Além das oficinas, os visitantes puderam conhecer a produção de artistas locais, adquirir peças autorais na feira de expositores e aproveitar a gastronomia regional oferecida em diferentes pontos do evento.

CONSOLIDAÇÃO

“A Primavera Criativa já virou tradição em nossa cidade, celebra a chegada da nova estação com tudo aquilo que Santos tem de melhor: a força da nossa economia criativa, o talento dos nossos artistas e empreendedores, e a diversidade da nossa cultura", afirmou o prefeito Rogério Santos.

“A colaboração entre as secretarias e parceiros tem sido fundamental para o sucesso da Primavera Criativa, com a Ecofábrica fornecendo vasos e floreiras, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade contribuindo com as flores, e a Secretaria de Cultura auxiliando na programação. Graças a esse apoio mútuo, conseguimos decorar diversos espaços da Cidade com os símbolos da primavera”, salientou a secretária de Comunicação e Economia Criativa, Selley Storino, titular da pasta responsável pela organização do evento.