Um grupo de cerca de dez pessoas, algumas de terno e outras vestindo faixas e casacos happi japoneses coloridos, estão em uma sala formal com cortinas vermelhas e decoração ornamentada, posando em torno de uma mesa de mármore
NOTÍCIAS

Santos recebe vereadores da cidade japonesa de Yokohama e propõe irmanação

on

Em mais um passo para fortalecer as relações internacionais e culturais com o Japão, Santos recebeu, na tarde de terça-feira (11), uma comitiva de seis vereadores da cidade de Yokohama e a diretora da ONG Brasil Solidário Yokohama,  no Palácio José Bonifácio, no Centro Histórico.

Durante a reunião, foi apresentada a intenção de estreitar os laços entre os dois municípios, além do interesse em conhecer e trocar experiências em temas como sustentabilidade urbana, gestão portuária, cultura e esporte — áreas que também são prioridade em Yokohama, a segunda maior cidade do Japão.

“Temos uma relação muito importante com o Japão, porque foi aqui que chegaram os primeiros imigrantes, em 1908. A cultura japonesa para nós é muito importante, ela forma a cultura de Santos e a cultura brasileira em vários setores”, afirmou o prefeito Rogério Santos.

Imagen
Reunião formal e intercultural ocorre em uma sala com painéis de madeira e móveis azuis onde vários indivíduos, alguns vestindo casacos japoneses tradicionais happi vermelhos e azuis e outros de terno, estão sentados em torno de uma mesa de centro

“Aqui em Santos, temos instituições japonesas importantes, entre elas a Associação Japonesa, e também representantes que fortalecem essa ligação. Yokohama tem muitas semelhanças com Santos — é portuária, teve a primeira ferrovia do Japão, assim como Santos teve a primeira ferrovia do Estado de São Paulo. Há uma identidade histórica e cultural que nos aproxima”, completou o prefeito.

Santos já mantém parcerias consolidadas com as cidades japonesas de Shimonoseki e Nagasaki, firmadas em 1971 e 1972, respectivamente, reforçando uma tradição de cooperação com o Japão.

O vereador Yokomaya Masato, integrante da comitiva, destacou a afinidade entre os municípios e o desejo de aprofundar as relações institucionais e culturais. “Muitos navios vieram de Yokohama para Santos. Sentimos muita proximidade entre as duas cidades. Quando fui presidente da Câmara de Yokohama, criamos uma associação para estabelecer laços com as Américas, e queremos fortalecer essa construção”.

Imagen
Um homem e uma mulher, ambos vestindo casacos japoneses tradicionais happi azuis e brancos, estão em uma sala com rica marcenaria, observando itens em um grande armário de exibição de madeira e vidro

O parlamentar também mencionou a Green Expo 2027, mostra internacional que será sediada em Yokohama entre março e setembro, voltada à horticultura e aos desafios ambientais das mudanças climáticas. “É uma grande oportunidade de diálogo com o Brasil. O tema ambiental também preocupa Santos, que tem enfrentado fortes chuvas, como foi apresentado pelo prefeito durante o encontro”.

Ele ainda reforçou o desejo de promover intercâmbio entre os cidadãos de Santos e Yokohama, lembrando a criação da Associação Brasil Solidário, em 2018, como iniciativa voltada a fortalecer esse vínculo.

Após a troca de presentes entre as delegações — na qual os vereadores de Yokohama entregaram ao prefeito um azulejo estilizado com arte japonesa —, Rogério Santos apresentou à comitiva a Sala Princesa Isabel e o espaço anexo que guarda presentes de outras nações, entre eles uma armadura de samurai, oferecida pela cidade de Nagasaki.

Imagen
Um grupo de oito pessoas, algumas vestindo casacos japoneses tradicionais happi azuis e vermelhos e outras de trajes de negócios, estão posando para uma foto atrás de uma grande mesa de madeira em uma sala formal com colunas e um quadro emoldurado na parede

Ao final da visita, a comitiva seguiu para conhecer a Câmara Municipal e a Associação Japonesa de Santos. Na quarta-feira (12), o grupo tem programadas visitas ao Novo Quebra-Mar (José Menino) e ao Parque Valongo (Centro Histórico).