Uma foto de interior em ângulo inferior mostra uma exposição suspensa no Museu Pelé, apresentando manequins vestindo réplicas de diversas camisas usadas pelo jogador sobre um painel azul decorado com estrelas e fotos em preto e branco de Pelé, e o título "TECENDO HISTÓRIAS: AS CAMISAS DO REI PELÉ"
NOTÍCIAS

Museu Pelé, em Santos, abre exposição e tem programação especial no Dia do Rei

on

O Dia do Rei Pelé, celebrado nesta quarta-feira (19), terá uma programação especial no Museu Pelé. A data nacional foi oficializada em 2024 para homenagear o legado do ídolo mundial, escolhida porque foi em 19 de novembro de 1969 que o maior jogador de todos os tempos marcou o milésimo gol de sua carreira. Uma boa oportunidade para o público conhecer mais a rica história do ícone do esporte, com entrada gratuita.

Destaque para a nova edição da exposição Tecendo Histórias: As camisas do Rei Pelé, contando a trajetória do maior jogador da história, através de réplicas de camisas usadas por ele em diferentes épocas de sua vitoriosa carreira.

Todas as peças foram doadas e passam a fazer parte do acervo oficial a partir de agora. A mostra fica no terceiro piso e pode ser visitada durante o horário regular de funcionamento do museu.

A visita é recomendada para todas as idades, especialmente para os amantes do futebol, pesquisadores, escolas e turistas que desejam mergulhar na história do Rei Pelé. “É uma homenagem emocionante e cuidadosamente curada à história do ídolo. Apresenta um conjunto raro e precioso de camisas, como a de goleiro que utilizou numa partida. Todas doadas por pessoas que admiram o futebol e o Pelé e querem compartilhar com o público essas histórias”, afirma a coordenadora de Projetos do Museu Pelé, Claudia Toledo.

A exposição Tecendo Histórias: As camisas do Rei Pelé teve uma edição inicial e agora chega com novos trajes. Além das camisas do Santos FC em diferentes momentos, existem modelos do Vasco, Flamengo e Fluminense, utilizados em amistosos, da seleção brasileira e de seu último clube, o Cosmos, de Nova Iorque, tanto da estreia quanto da despedida.

“A reabertura da exposição integra o compromisso do Museu Pelé em preservar a memória do atleta e proporcionar experiências qualificadas aos seus visitantes. Com fluxo renovado, recursos acessíveis e atualização da pesquisa curatorial, “Tecendo Histórias” convida o público a revisitar capítulos emocionantes da história do esporte por meio de suas principais testemunhas: as camisas que vestiram o Rei”, ressalta Claudia Toledo.

A programação do dia ainda conta com visitas guiadas à sala do Rei, à área expositiva do milésimo gol e ao auditório, onde será projetada imagem do milésimo gol, e ao Foyer, com os murais expositivos das fotos inéditas de Pelé na Copa de 62, no Chile.

Estas imagens foram feitas pelo fotógrafo Juan Luco, falecido em 64, e recebidas no Museu no dia 23 de outubro – dia do aniversário do jogador, entregues pelo jornalista e produtor chileno Rubén Martinez Molina, que vem produzindo um documentário 1.100 fotografias de um mundial impossível.

As visitas guiadas serão feitas às 11h, 14h e 16, com ponto de encontro com o guia de turismo no balcão do equipamento.

Também nesta quarta-feira, o Bonde Pelé estará em circulação, das 11h às 17h (a cada hora). O valor do ingresso é R$ 7 em dinheiro ou pix. O bonde 193 estilizado em homenagem a Pelé tem quase 100 anos. É original do sistema de bondes da cidade do Porto, em Portugal, e passou por minucioso processo de restauro. Em seu interior, há exibição de dois vídeo especiais durante o passeio: um sobre a história e carreira do jogador e outro sobre o Museu Pelé. Todo o layout externo é uma homenagem ao Rei do Futebol e mostra os seus principais feitos.

O Museu Pelé está instalado nos antigos Casarões do Valongo (reconstruídos), no Largo Marquês de Monte Alegre. O local foi escolhido pelo próprio Rei para contar toda a sua incrível trajetória no futebol com documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens de seu acervo pessoal. Nos 4.134m² do prédio, o público também aprecia áudios, filmes, fotos e textos. Funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h30, com entrada gratuita.