Frontaria Azulejada, no Centro de Santos, é palco de encontro de fabricantes de pranchas
Um grande encontro para expor as marcas de pranchas ao público, conhecer os modelos e novidades, conversar diretamente com os fabricantes, conhecidos como shapers, e tirar dúvidas. O Shapers Surf Fest movimentará o Centro Histórico de Santos neste sábado (29), com a participação de mais de 30 stands de empresas que produzem pranchas, fornecedores de blocos, materiais, equipamentos e acessórios voltados ao mundo do surf.
O evento, que conta com apoio da Secretaria de Esportes (Semes), será realizado na Casa da Frontaria Azulejada, das 13h às 22h, com os principais shapers da região, de outros estados, e até do exterior. Nomes consagrados nesse segmento como Ricardo Martins, Joca Secco e Hennek, todos do Rio de Janeiro, e Lufi, de Portugal, estão entre os expositores, bem como marcas de destaque como Silver Surf, Zampol, New Advance, Classic Longboards e Shine. A lista ainda conta com outras áreas do segmento como Fuwax, Rubber Sticky, Teccel e St Blanks.
Além dos stands dos shapers e equipamentos, o evento contará com área gastronômica; sessões de filmes na sala de projeções com o Projeto Naborda, trazendo para a tela do cinema documentários relacionados ao surf e ao oceano; exposição fotográfica dedicada aos shapers, apresentações musicais, rodas de conversas com fabricantes, ativações culturais e ainda uma homenagem aos pioneiros dos anos 60.

A inédita iniciativa é dos surfistas Dêmi Viola, Bruno Espósito e Luke Franco, os dois primeiros também curadores do Projeto Naborda, festival de curtas sobre surf, em sua terceira edição este ano. “A ideia nasceu da necessidade de valorizar os fabricantes de pranchas e aproximar ainda mais os amantes do mar desse universo. Queremos proporcionar ao público a oportunidade de ter contato direto com pranchas e marcas que muitas vezes só conhecidos pela internet, permitindo tocar, conhecer os modelos ao vivo e até adquirir uma prancha na hora”, afirma Dêmi Viola.
“O Shapers Surf Fest nasce dessa vontade de fortalecer o surf na região onde o esporte começou no Brasil, reunindo história, cultura e inovação”, reforça Bruno Espósito, relembrando que foi em Santos que o surf começou no Brasil ainda no final da década de 30.
INGRESSOS
Os ingressos podem ser adquiridos on-line pelo link. “Por ser um evento inédito na Baixada Santista e pelo histórico e importância da região para o surf brasileiro, estamos com uma procura muito grande do público apaixonado pelo mar. A expectativa é de forte participação, grande circulação e consolidação, já que estamos com pessoas de todas as partes do país e algumas de fora do Brasil interessadas e perguntando como participar”, revela Bruno.
Dêmi também ressalta o local escolhido para receber o inédito evento. Segundo ele, o espaço traduz a essência da proposta do Shapers Surf Fest, unindo o antigo ao novo, o rústico ao contemporâneo, assim como o surf une tradição e evolução.