Agenda cultural santista destaca teatro, corais e muitas outras atrações gratuitas por toda a Santos
CINEMA
Cinemateca - CineZen Natalino
Nesta sexta-feira (12), a Cinemateca de Santos recebe a edição do ‘CineZen Natalino’, com exibição do filme ‘Fábrica de Sonhos’ (@fabricadesonhos.ofilme). Dirigido por André Azenha e Wanderley Augusto Camargo, o documentário conta a trajetória do Cine Roxy, um dos cinemas mais tradicionais do Brasil. A obra mergulha em memórias afetivas, bastidores históricos, relatos inéditos e no impacto cultural que o Roxy exerce há décadas na vida de gerações de santistas e amantes da sétima arte. É uma celebração da resistência dos cinemas de rua, da paixão pelo audiovisual e de todo o universo que transforma salas escuras em verdadeiras fábricas de sonhos. No local haverá sorteio de brindes especiais e um café de boas-vindas aos participantes.
Quando: sexta-feira (12)
Horário: 19h30
Local: Cinemateca de Santos. Rua Ministro Xavier de Toledo, 42 - Campo Grande
O evento conta com entrada solidária de 1 quilo de alimento não perecível - em prol do CENIN – Centro Integrado de Assistência a Pessoas com Câncer

Cinemateca - Sessão de Natal
‘Carol’ se passa na Nova Iorque dos anos 1950. Therese (Rooney Mara) é uma jovem balconista que conhece Carol (Cate Blanchett) - uma mulher sofisticada que atravessa um momento decisivo em sua vida pessoal. Entre encontros discretos e tensões silenciosas, nasce uma ligação profunda que desafia convenções sociais e revela um retrato delicado do desejo, da coragem e das escolhas que moldam o destino. Direção: Todd Haynes.
Quando: sábado (13)
Horário: 20h
Local: Cinemateca de Santos. Rua Ministro Xavier de Toledo, 42 - Campo Grande
Gratuito

DANÇA
Escola de Bailado
A Escola de Bailado Municipal de Santos (EBMS) apresentará dois espetáculos de final de ano: ‘Crocodile Rock’ e ‘Baile de Máscaras’. As exibições acontecem de quinta-feira (11) a domingo (14), às 18h e 21h, no Teatro Municipal Braz Cubas. Na primeira sessão, às 18h, será exibida a coreografia ‘Crocodile Rock’, com participação das alunas do 1° ao 4° ano. A dança é uma homenagem ao ídolo Elton John, que retrata a vida do músico com toda sua excentricidade, proporcionando ao público um espetáculo emocionante. Já às 21h, as bailarinas dançam ‘Baile de Máscaras’, das alunas do 5º ao 9° ano. Os movimentos são inspirados em celebrações do carnaval de Veneza, com figurino social, elegante e misterioso pelo uso das máscaras. As coreografias são assinadas por Renata Pacheco, diretora artística da Escola de Bailado.
Quando: quinta (11), sexta (12) e sábado (13) e domingo (14).
Horário: 18h e 21h
Local: Teatro Municipal Braz Cubas. Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.
Os ingressos antecipados custam R$ 30,00 e podem ser adquiridos antecipadamente na Escola de Bailado, que fica no 4° andar do Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), das 14h30 às 18h. Para o pagamento será aceito cartão, pix ou dinheiro.

Baile na Praia
O projeto ‘Baile na Praia’ deste fim de semana recebe a banda Vila Brasil. A realização do projeto é da Secretaria de Cultura de Santos.
Quando: domingo (14)
Horário: 19h
Local: Fonte do Sapo. Orla da Aparecida
Entrada gratuita. Em caso de chuva, o evento será cancelado
EXPOSIÇÃO
Canais Caiçaras
‘Canais Caiçaras’ é uma mostra artística que propõe um diálogo entre as linguagens de pintura, graffiti, instalação e expressão contemporânea - criando um conjunto de obras que se ‘cruzam como canais’. Abrindo caminhos simbólicos entre mar, corpo, território e imaginário, ‘Canais Caiçaras’ celebra a força, a identidade e a pluralidade da arte produzida no litoral paulista. A mostra reúne trabalhos de quatro artistas: Hugo Leal, “A fase”, Costa Villar e Dicart compõem o núcleo central da exposição, além das artistas convidadas, Milk e Lu Pinheiro. O projeto constrói uma travessia visual que se inspira na paisagem, nos gestos e nas memórias caiçaras que moldam a cultura de Santos. Neste contexto, cada artista, com sua poética particular, acrescenta um fluxo, um movimento e uma camada sensível ao percurso da mostra. A curadoria é de Leonardo Mateo/Art Space.
Abertura: quinta-feira (11), às 18h30
Visitação gratuita de sexta-feira (12) até 30 de dezembro, de segunda a sexta, das 13h às 18h.
Local: Galeria de Arte Braz Cubas. 2º piso do Teatro Municipal - Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.

Pontos Mis - ‘Cartazes Terror no Cinema’
Os cartazes levam os filmes para além das salas de cinema. Também chamado de pôster, o cartaz cinematográfico convida o público a ir ao cinema. É através dele que o espectador tem o primeiro contato com o filme. Criado para estimular a imaginação e o interesse do público de diferentes formas, esta peça é uma forma de comunicação visual fundamental ao cinema. ‘Cartazes Terror no Cinema’ é uma seleção de pôsteres que estavam presentes na megaexposição ‘Terror no Cinema’, que aconteceu no MIS-SP entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024. A série que circula pelo Pontos MIS traz cartazes clássicos de filmes de gênero terror, como ‘O Gabinete do Dr. Caligari’ (1920), ‘O Bebê de Rosemary’ (1968), ‘Alien, o oitavo passageiro’ (1979), ‘O iluminado’ (1980), e de filmes mais recentes, como ‘Bruxa de Blair’ (2016) e ‘Midsommar’ (2019).
Quando: até 22 de janeiro
Horário: visitação de segunda à sexta-feira, de 14h às 20h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) - Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
Gratuito
‘Mulheres de luta: Força e pluralidade’
A Galeria de Arte ‘Nelson Penteado de Andrade’ - Prodesan (Praça dos Expedicionários, 10 - Gonzaga) recebe a exposição ‘Mulheres de luta: Força e pluralidade', da fotógrafa Bete Nagô. A mostra é um compilado dos últimos 12 anos de registros fotográficos dos principais movimentos de mulheres na região da Baixada Santista. São imagens que retratam manifestações, movimentos culturais, políticos e artísticos com mulheres das mais diversas camadas sociais capturadas pelo olhar da fotógrafa. As imagens apresentam professoras, assistentes sociais, atrizes, cantoras, cozinheiras, mães, donas de casa, doutoras, cantoras, manicures, mulheres em toda sua pluralidade e especificidade.
Visitação: até 19 de dezembro, das 8h às 18h
Local: Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade - Prodesan (Praça dos Expedicionários, 10 – Gonzaga
Entrada Gratuita
TEATRO
‘Os Figurantes’
A Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo (EAC) realiza a segunda formatura do ano com o espetáculo ‘Os Figurantes’. A montagem tem texto de José Sanchis Sinisterra e conta com concepção e direção geral de Imara Reis, além da co-direção artística de Vanusa de Santis. A supervisão é de Renata Zanetta, com preparação corporal de Maria Inês Adad e preparação vocal de Vanusa de Santis. O processo criativo tem a assinatura de Judson Cabral. A direção fica a cargo de Mayara Gomez, com assistência de Beccs Cruz. A produção executiva é de Vanessa Cancian, com Ágatha Alencar como assistente. As mídias são conduzidas por Ian Andrew e Dayane Nascimento. A cenografia é resultado do trabalho conjunto de Higor Donizete, Gabriel Simões, Alessandro Abreu e Antônio Azevedo, enquanto o figurino foi criado por Gabi Melo, Kaiane Santi e Giovanna Victória. A iluminação e operação de luz são de Caio Agapito, e a operação de som, de Lucas Paini. Os adereços foram desenvolvidos por Karoline Ramos, Mayara Gomez, Gabi Melo, Gabriel Simões, Emily Audácia, Giovanna Victória e Ágatha Alencar.
Quando: quarta-feira (10), quinta-feira (11) e sexta-feira (12), às 20h, e no sábado (13), às 19h.
Local: Teatro Guarany. Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico.
Entrada gratuita

‘Em Risco’ na Lagoa da Saudade
O espetáculo ‘Em Risco’ reinventa a relação entre corpo e cidade através de regras lúdicas que transformam o espaço urbano em um campo de experimentação coletiva. O ponto de partida é simples: uma moeda lançada por um integrante do coletivo decide o caminho a seguir (direita ou esquerda), modificando a lógica utilitária do deslocamento pelo acaso poético. Então, nesta dinâmica, o público é convidado a classificar papéis com ações performativas que ressignificam o olhar e o movimento. Cada instrução vira um convite para interromper a automatização do cotidiano e ampliar a percepção: do espaço, dos outros e de si mesmo. Elenco: Dafne Oliveira, Felippe Salve, Giovanna Del Nero, Jamili Limma, João Lírio, Luma Eckert, Marcus Di Bello e Paola Caruso.
Realização: Em Bando Coletivo, Secretaria de Cultura de Santos, Prefeitura de Santos, PNAB Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Quando: domingo (14)
Horário: 10h30
Local: Lagoa da Saudade - Morro da Nova Cintra - Santos
Gratuito
Ingressos pelo https://www.sympla.com.br/evento/em-risco/3239497?referrer=www.google.com&referrer=www.google.com

MÚSICA
Coral dos Servidores
Sob a regência de Denise Yamaoka desde abril, o Coral Santista de Servidores encerra o ano com um belo espetáculo na Paróquia Imaculado Coração de Maria.
Quando: quarta-feira (10)
Horário: 20h
Local: Paróquia Imaculado Coração de Maria. Av. Ana Costa, 74, Vila Mathias.
Entrada gratuita. A coordenação do grupo pede a doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível.

Coral Municipal
O Coral Municipal de Santos participa, neste final de semana, de três concertos natalinos gratuitos, em conjunto com cantores vindos de Natal (RN), e de integrantes do Coral Zanzalá (Cubatão). Juntos, os três grupos vão formar o ‘Grande Coral de Natal’, composto por 90 coralistas, além de pianista e quarteto de cordas. A regência será dividida entre a maestra Nailse Machado e o maestro Isak Lucena. A primeira exibição acontece na sexta-feira (12), no Santuário Santo Antônio do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 13), às 19h30. No sábado (13), será na Basílica do Embaré (Av. Bartolomeu de Gusmão, 32, Embaré). Por fim, no domingo (14), também às 19h30, a Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão) será o palco do show. O Grande Coral de Natal é uma iniciativa criada, em 2003, pelo maestro Isak Lucena, que une cantores da capital do Rio Grande do Norte a coralistas das cidades que recebem o grupo.
Quando: sexta (12), sábado (13) e domingo (14)
Locais e horários: sexta-feira (12), no Santuário Santo Antônio do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 13), às 19h30. Sábado (13) na Basílica do Embaré (Av. Bartolomeu de Gusmão, 32, Embaré). Domingo (14), às 19h30, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão).
Gratuito

Camerata Jovem
Sob a regência do maestro Rômulo Moreira, a Camerata Jovem Santista apresenta temas nacionais e internacionais, além do tradicional repertório natalino.
Quando: sábado (13)
Horário: 17h
Local: Concha Acústica. Orla da praia do Gonzaga - ao lado do canal 3
Gratuito

Chorinho no Aquário
Para celebrar o Dia Nacional do Forró, comemorado exatamente neste sábado (12), data de nascimento de Luiz Gonzaga, o projeto ‘Chorinho no Aquário’ traz a Santos a cantora e compositora Nô Stopa acompanhada por banda. No show, ela mesclará canções do álbum ‘Brasa’, o sexto autoral, com clássicos do ritmo, colocando todo mundo pra dançar. Aliás, para preparar o clima, às 17h haverá uma oficina de dança. Tudo absolutamente gratuito, na Praça Vereador Luiz La Scala, Ponta da Praia. Reconhecida por sua trajetória ligada ao folk e ao rock rural, uma herança direta de seu pai, o cantor mineiro Zé Geraldo, e de ícones como Renato Teixeira e Almir Sater, Nô apresenta uma nova fase musical em que mergulha na pluralidade da música brasileira. Ela estará acompanhada por um time de peso: Olívio Filho (sanfona), Danilo Moraes (guitarra, violão e voz), Serginho Carvalho (baixo), Guegué Medeiros (bateria e percussão) e Beatriz Da Matta (percussão). O Projeto é uma realização da Organização Social Associação dos Artistas e da Prefeitura de Santos, pela Secretaria de Cultura, e tem apoio institucional do Clube do Choro de Santos. Apoios: Santos Brasil, Transbrasa e Autoridade Portuária de Santos, por meio da legislação federal de incentivo à cultura - Lei Rouanet.
Quando: sábado (13)
Horário: oficina de dança (17h) e show (18h)
Local: Praça Luiz La Scala - Ponta da Praia
Entrada gratuita. Se chover, a apresentação será cancelada

ATIVIDADES
Ilumina Santos
Neste final de semana, a Secretaria de Cultura (Secult) promove mais uma edição do show ‘Ilumina Santos’. Mantendo o formato do ano passado, vão rolar dois grandes shows: no sábado (13), sobe ao palco a cantora Gabi Melim, e no domingo (15), a atração é o cantor Alceu Valença. Nos dois dias a programação começa 6às 17h. Artistas de Santos farão o 'esquenta' nos finais de tarde. No primeiro dia, o público vai curtir o talento do cantor Cacá Baskerville, e no dia seguinte, Diego Alencikas dará o tom da abertura da festa. O show do ‘Ilumina Santos 2025’ será realizado nas sacadas do Atlântico Hotel contando também com espetáculo 'Uma viagem de Natal pelo Mundo' (Hora de Brincar), e a convidada especial Valentina Lassi. No encerramento, chuva de neve e a chegada do Papai Noel.
Quando: sábado (13) e domingo (14)
Local: Atlântico Hotel. Av. Presidente Wilson, 1, Gonzaga
Horário: 17h
Gratuito
Aniversário da Gibiteca
Uma programação especial acontece em comemoração aos 33 anos da Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes. As atrações começam na sexta-feira (12), das 10h às 16h, com bate-papo sobre quadrinhos autorais, com Rafael Calça e Tainan Rocha. Sábado (13), 10h às 12h, tem oficina de Origami ministrada por Yurico Yogi. A partir das 14h, acontece a abertura da exposição ‘Fernando Gonsales – 40 anos de Níquel Náusea’, com organização e design de Vinicius Carlos Vieira. Também terá exposição de gibis raros, material raro do acervo da Gibiteca, com a curadoria de Laluña Machado. Ainda no sábado, o local abriga lançamento do ‘Corsário Espacial Alphagon nº 02’ e lançamento da HQ e bate-papo com os autores Altafim, Melo e Arnold do Mangarts Comic Studio, além de homenagem a Marcel Rodrigues Paes, patrono da biblioteca, seguido do tradicional parabéns. Às 15h30 acontece mais um bate-papo sobre o Colecionismo de HQs, com participação de Fabio Gomes Ribeiro e Vinicius Carlos Vieira - com mediação de Laluña Machado. Encerrando a programação, às 17h tem bate-papo com o tema ‘Edição e adaptações para Quadrinhos’, com Belle Felix e Sâmela Hidalgo.
Quando: sexta (12) e sábado (13)
Horário: a partir das 10h
Local: Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes. Posto 5 - orla do Boqueirão
Entrada gratuita

Caixola Recicla - Teatro a Bordo
O Projeto ‘Caixola Recicla’, do Grupo Teatro a Bordo, que estimula a reflexão sobre a arte e sustentabilidade com apresentações em um caminhão mágico, chega a Santos. A programação na Cidade começa quinta-feira (11), com ‘Cortejo de Chegança’ nas escolas municipais e ruas, além de oficina de reciclagem para alunos da rede pública. Na sexta-feira (12) o público será contemplado com a seguinte programação na Praça do BNH: espetáculos teatrais ‘Sessão Solene: A Princesa e O Gigante’ e ‘Caixola Recicla’; sessão de curtas-metragens e a apresentação da montagem ‘Bastidores’, da Bella Cia. Além de gratuitas, todas as atividades são livres para todos os públicos. Os espetáculos contam com tradução em libras. A iniciativa tem o patrocínio da Coca-Cola FEMSA Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal, além do apoio local da Prefeitura Municipal de Santos e Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Programação:
Quinta-feira (11) - a partir das 16h: Cortejos de Chegança nas ruas e oficinas de reciclagem na rede pública.
Sexta-feira (12) - Praça do BNH (Praça Abílio Rodrigues Paz, Aparecida): espetáculo ‘Sessão Solene: A Princesa e O Gigante’ (17h); peça ‘Bastidores’, da Bella Cia (18h); sessão de curtas-metragens (19h) e espetáculo ‘Caixola Recicla’ (19h30)