Parque Valongo em obras
NOTÍCIAS

Obras da terceira fase do Parque Valongo, em Santos, avançam para entrega neste semestre

on

Com previsão de entrega ainda neste semestre, avança a terceira fase do Parque Valongo, que contempla a revitalização completa do Armazém 3 e a urbanização do entorno. As obras ganham novo ritmo com a conclusão da primeira etapa de fundações e o início da montagem das estruturas metálicas no local.

O Armazém 3 passa por um processo semelhante ao já executado no Armazém 4, porém com uma metodologia construtiva diferenciada. A fundação é totalmente nova e a fachada voltada ao mar foi integralmente demolida para posterior recomposição. Parte das estruturas metálicas foi recuperada e outra parte precisou ser refeita, com a produção e restauração realizadas em um canteiro à parte, antes da instalação definitiva no local.

Agora, os trabalhos entram em uma etapa mais visível, com a chegada das peças ao Armazém 3 para montagem da estrutura e recomposição dos espaços internos. Na sequência, será executada a urbanização, que inclui a lâmina de concreto, paisagismo, iluminação e adequações para circulação e transporte no entorno.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento de Infraestrutura da Autoridade Portuária de Santos (APS), Felipe Távora, a estratégia deve acelerar a evolução da obra. “Muita coisa não aparecia no andamento porque estava sendo feita em um canteiro à parte. Agora trazemos essas peças para o local para montar, o que dá uma evolução muito melhor à obra”.

Voltado especialmente para a realização de shows musicais de grande porte, com capacidade para até 3 mil pessoas, o Armazém 3 será mais um equipamento estratégico do Parque Valongo. Com praticamente o mesmo tamanho do Armazém 4, o espaço terá acústica adequada, estrutura para palcos e soluções arquitetônicas como pele de vidro, o que permitirá receber grandes espetáculos e ampliar a agenda cultural da Cidade.

O avanço das obras foi vistoriado na quinta-feira (8) pelo prefeito Rogério Santos, representantes da APS, Brasil Terminal Portuário (BTP), além de autoridades municipais e engenheiros envolvidos na terceira fase.

O prefeito ressaltou os impactos positivos para a região central, que já registra aumento do turismo e maior movimentação econômica. “Essa obra, que segue um cronograma positivo, tem promovido o desenvolvimento do Centro Histórico, impulsionado o turismo e consolidado, de fato, a ligação Porto-Cidade. Trata-se de um projeto integrado, que dialoga com o futuro terminal de passageiros e com toda a requalificação urbana do entorno”.

A Prefeitura acompanha com a APS a fiscalização das obras por meio da Unidade de Gerenciamento do Programa de Recuperação e Restauração do Parque Valongo (UGP/Parque Valongo). vinculada à Secretaria de Obras e Edificações (Seobe). Os serviços estão a cargo da Carnevali Engenharia.

O Armazém 3 possui aproximadamente 2.127 m², enquanto o entorno e a Casa de Pedra somam cerca de 2.610 m². Ao todo, são quase 5 mil m² incorporados ao Parque Valongo, metade da área total de 10 mil m² atualmente disponível ao público.

A terceira fase representa um investimento aproximado de R$ 17 milhões, proveniente do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc), firmado entre o Município e a BTP, por intermédio da APS.


Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS