Avança em três frentes a reurbanização de ponto turístico na Área Continental de Santos
Já está finalizado o reservatório de concreto armado da fonte interativa, um dos destaques da primeira etapa da reurbanização do Portinho Caruara, na Área Continental de Santos. As obras avançam também na área do estacionamento, com terreno já nivelado e base concluída, que aguarda a remoção dos postes de iluminação por parte da concessionária para receber a pavimentação.
Também está pronto o arrasamento (acabamento final para receber a plataforma) das 43 estacas para os dois píeres no Canal de Bertioga.
Caruara, na Área Continental de Santos, completa 74 anos com 12 horas de festa neste domingo
O bairro de Caruara, localizado na Área Continental de Santos, celebra no próximo domingo (28) seus 74 anos de história. Para marcar a data, a comunidade receberá uma programação especial com 12 horas de atividades gratuitas para todas as idades, na Praça Encarnación Alves Corpaz.
As atrações começam logo cedo, às 7h30, com o tradicional treinão de 12km de corrida e 5km de caminhada. Às 10h, a manhã segue animada com aula de Ritbox comandada pela professora Caroline Rodrigues e apresentação de dança da União de Amparo à Comunidade de Escolas Públicas.
Caruara - 74 anos
Informações
Sobre o Evento
O bairro de Caruara, localizado na Área Continental de Santos, celebra no próximo domingo (29) seus 74 anos de história. Para marcar a data, a comunidade receberá uma programação especial com 12 horas de atividades gratuitas para todas as idades, na Praça Encarnación Alves Corpaz.
As atrações começam logo cedo, às 7h30, com o tradicional treinão de 12km de corrida e 5km de caminhada. Às 10h, a manhã segue animada com aula de Ritbox comandada pela professora Caroline Rodrigues e apresentação de dança da União de Amparo à Comunidade de Escolas Públicas.
A programação cultural começa às 11h30, com apresentação dos alunos de violão da Fábrica Cultural, sob orientação do professor Fred Lincoln. Ao meio-dia, será a vez da exibição de karatê da ONG Formando Cidadão.
À tarde, a partir das 13h, o Projeto Zela Feliz leva atividades de integração para a comunidade. Em seguida, às 14h, o ritmo do forró toma conta da praça com Junior Menezes e Henrique Nascimento. O ponto alto da festa será às 15h, quando será cantado o parabéns em homenagem aos 74 anos de Caruara.
O encerramento fica por conta do samba, a partir das 16h, com o Projeto Samba dos Boleiros. No intervalo, haverá ainda samba de gafieira conduzido pelo professor Elias.
Monte Cabrão: mais infraestrutura, cuidados do Viva o Bairro e a tradicional paz e sossego
Se a paz estiver diretamente relacionada à felicidade, podemos tranquilamente apresentar um bairro com moradores satisfeitos: Monte Cabrão, na área Continental de Santos. Localizado entre a Rodovia Rio-Santos e o Canal de Bertioga, dividido entre zona urbana e área de conservação, vivem cerca de 570 pessoas muito próximas à natureza. 
Fazenda Cabuçu, opção de ecoturismo em Santos
Ao fim da trilha de 3km de extensão, a cachoeira de 10 metros de altura flui sobre uma rocha em formato de tobogã, presenteando os aventureiros que conseguiram concluir o desafio. Este é o ponto alto do recanto natural chamado de Fazenda Cabuçu, localizado na Área Continental de Santos. O roteiro ecoturístico, realizado por três agências da região, está disponível o ano todo.
Festa do Bom Jesus da Ilha Diana tem música, artesanato e comidas típicas
Pode colocar na agenda que nos próximos dias 11 e 12 tem a Festa do Bom Jesus da Ilha Diana, com missa campal, muita música, apresentações artísticas, artesanato diferenciado e comidinhas típicas caiçara, inclusive tainha assada na brasa. A programação, a ser realizada entre 10h e 23h, foi divulgada hoje pela manhã (3), durante reunião na Setur (Secretaria de Turismo) com a comissão de moradores, representantes da ong Vida Caiçara e demais entidades envolvidas na tradicional comemoração.
Sítio Itabatatinga
Foto topo: Divulgação
Mata nativa, com área de nove hectares, conta com vegetação natural, onde se destacam palmeiras e plantações de banana, além de elevações naturais parcialmente cobertas pela mata. Para completar o cenário, há ainda a Gruta Esteves, descoberta em 1915, com 5 metros de altura, formada por rochas que sofreram erosão, e a Fonte dos Amores, de 1900, que verte água fresca e potável. Para os amantes da história, a casa do sítio, de 400 m², possui senzala no andar inferior onde dormiam os escravos.
A visitação ao local pode ser agendada junto ao atual administrador da propriedade, mediante o custo de R$ 30,00 por pessoa, para permanência de um dia no local, que oferece pomar e viveiro de aves, playground com tirolesa e área para piquenique e churrasco.
Contato: Sr. Claudevan - 13 99775 1948
Fazenda Cabuçu
Foto superior: Ronaldo Andrade
O ponto alto deste roteiro é a cachoeira do Cabuçu, com cerca de 10 metros de altura, que desce sobre enorme rocha, verdadeiro escorregador, e forma uma grande piscina natural. No caminho para chegar a ela, é preciso atravessar córregos de águas cristalinas.
Estância Diana
Foto topo: Antonio Vargas
Repleta de histórias e belezas naturais, a Estância Diana faz parte de um cenário rural deslumbrante, onde se pode ver de perto diversas plantas exóticas cultivadas no próprio local, o minhocário e sua produção de húmus.
Ilha Diana
Foto topo: Arquivo Prefeitura de Santos
A Ilha Diana é um reduto de pescadores que preserva, com orgulho, a cultura e a culinária caiçaras, oferecendo uma experiência autêntica para quem busca conexão com a natureza, a tradição e o modo de vida locais.
Um dos marcos culturais da comunidade é a tradicional Festa em devoção ao Bom Jesus da Ilha Diana, celebração anual que acontece na igreja local, reforçando a fé e a identidade dos moradores.
Turismo sustentável e educação ambiental
Cercada por manguezais, a ilha convida o visitante a desacelerar e vivenciar um território onde cultura, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente caminham juntos. Passeios agendados são conduzidos por moradores, promovendo troca de saberes e geração de renda para a comunidade.
Nos finais de semana, a ilha ganha ainda mais vida. Além de passeios pelos meandros do canal do estuário, a comunidade oferece serviço de bares e restaurantes, com pratos típicos e porções, preparados com a identidade caiçara.
🍽 Quiosque As Guerreiras – aberto de terça a domingo (ou sob agendamento para grupos), das 12h às 24h.
Porções e refeições.
Contato: Sara (13) 97401-0251.
🍽 Bar e Restaurante Chilico – segunda a sexta, das 8h às 19h; sábados e domingos, das 10h às 18h.
Porções, refeições e passeio de barco com guia local.
Contato: Patrícia (13) 99741-8690.
🍽 Cantinho Verde da Zazá – atendimento por agendamento.
Porções e refeições.
Contato: Zaíra (13) 98148-1414.
🍽 Quintal Caiçara – atendimento por agendamento.
Porções e refeições.
Contato: Jéssika (13) 97408-9700.
🍽 Sabor Caiçara – atendimento por agendamento.
🎣 Pesca esportiva com guia local e refeições.
Contato: Flávia – (13) 99115-1538 | Chocolate – (13) 99108-9433.
🚤 Estrela do Mar – passeios de barco com guia local, porções e refeições.
Contato: Wellington (13) 97422-9431 ou Elisa (13) 97408-3130.
Agendamento de passeios para grupos escolares, excursões e afins:
Adriana (13) 99664-0561
Ângela (13) 99147-1470
Graziela (13) 99676-7220
Sônia (13) 99211-7387
Vinicius (13) 99190-6508